MAIS LIDAS
VER TODOS

Capacitação

Apucarana conclui ciclo de capacitações em dengue para profissionais

Os palestrantes externos trouxeram uma perspectiva enriquecedora ao evento

Da Redação

·
O objetivo principal das capacitações foi aprimorar a abordagem integral da dengue
Icone Camera Foto por Reprodução/Prefeitura de Apucarana
O objetivo principal das capacitações foi aprimorar a abordagem integral da dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2024, 11:19:39 Editado em 26.11.2024, 11:20:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Após quatro meses de intensa mobilização e aprendizado, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana encerrou, na última semana, o primeiro ciclo de capacitações em dengue para profissionais da rede de atenção. O programa, iniciado em agosto, capacitou 352 servidores de diversos setores, incluindo Atenção Primária, UPA, Centro Infantil, Escola da Gestante e Laboratório.

📰 LEIA MAIS: Passagem de nível na saída de Jandaia será interditada nesta quarta

continua após publicidade

Entre os participantes estavam médicos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

O objetivo principal das capacitações foi aprimorar a abordagem integral da dengue, com foco em temas como a interferência das alterações climáticas na proliferação do vetor, controle e comportamento do mosquito Aedes aegypti, estadiamento da doença, protocolo de atendimento, manejo clínico adequado e monitoramento contínuo dos pacientes. A iniciativa destacou a importância de um cuidado atualizado e eficiente, especialmente diante do possível cenário epidemiológico da doença.

Programado e executado pelo setor de Psicologia do Trabalho, sob a liderança da psicóloga Grasiela Calssavara, o ciclo contou com a colaboração de especialistas internos e externos. Entre os instrutores locais estiveram Luciano Simplício (coordenador da Vigilância Epidemiológica), Giordana Maronezzi (coordenadora da Estratégia Saúde da Família), a bioquímica Maria Beatriz Scaff, a pediatra Naiara Tomas Rabelo e Thiago Sene (Departamento de Tecnologia da Informação).

continua após publicidade

Os palestrantes externos trouxeram uma perspectiva enriquecedora ao evento. O professor Doutor Halison Golias, da UFTPR de Apucarana, a infectologista Raquel Monteiro de Moraes Magalhães e a enfermeira Aparecida Martins da Silva Marconato, da Secretaria Estadual de Saúde de Curitiba, abordaram aspectos estratégicos e científicos fundamentais para o enfrentamento da doença.

De acordo com o Secretário de Saúde, Emídio Bachiega, “essa qualificação é um passo essencial para fortalecer a rede de assistência à saúde e reduzir os impactos da dengue em nossa comunidade”. O secretário municipal de saúde também destacou que o evento representa um avanço importante na organização da resposta à dengue, garantindo maior segurança para os pacientes e alinhando os profissionais com os protocolos mais recentes.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

continua após publicidade

A conclusão desse ciclo de capacitações marca um avanço significativo na preparação dos profissionais para lidar com casos suspeitos de dengue, contribuindo para um atendimento mais qualificado e ágil. A iniciativa reforça o compromisso da Autarquia Municipal de Saúde com a saúde pública e a proteção da população de Apucarana, especialmente diante do constante desafio que a dengue representa.


						
							Apucarana conclui ciclo de capacitações em dengue para profissionais
Foto por Reprodução/Prefeitura de Apucarana
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana conclui ciclo de capacitações em dengue para profissionais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!