Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
LEI FEDERAL

Apucarana comemora nesta quarta-feira o Dia do Boné

Data comemorativa foi instituída em 2006 em reconhecimento ao registro da primeira empresa de bonés em Apucarana: a Faroli, em 1974

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana comemora nesta quarta-feira o Dia do Boné
Autor Para marcar o Dia do Boné, nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Fênix haverá uma homenagem aos colaboradores que se destacaram no ano de 2023 - Foto: Arquivo/TN

Apucarana comemora nesta quarta-feira (31) o Dia do Boné. A data foi instituída em 2006, em reconhecimento ao registro da primeira empresa de bonés em Apucarana, a Faroli, em 1974.

Dos 80 anos de Apucarana, o setor de confecções se faz presente há 50 anos. São cinco décadas de história, que tornaram Apucarana a Capital Nacional do Boné, com título publicado na Lei 2.793/08.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Ayrton Senna tem papel de destaque na história do boné em Apucarana

Através dos trabalhos realizados pela Governança do Arranjo Produtivo Local de Bonés de Apucarana, o setor teve várias conquistas. Além dos ganhos de marketing e território como Capital do Boné, o arranjo conseguiu uma NCM própria para o Boné. Fora as várias inovações para o setor na modelagem, maquinários e aviamentos.

Jayme Leonel está à frente do APL desde 2004, quando começaram os trabalhos. “São 20 anos se reunindo com entidades parceiras, universidades e poder público, intermediando soluções em prol do setor. Evoluímos muito na qualidade dos nossos produtos. Hoje, Apucarana tem toda a cadeia têxtil do vestuário instalada aqui. Desde o tecido, aviamentos, embalagens e toda terceirização. Somos um setor bem desenvolvido com empresas certificadas e consolidadas”, destaca Leonel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Elizabete Ardigo, presidente do Sivale, as ações do APL de Bonés, em conjunto com o sindicato, incentivam as empresas a serem mais competitivas. “Um exemplo foi na pandemia quando empresas que produziam apenas bonés, inovaram e produziram máscaras. Foi a solução para muitas delas não fecharem na época”, lembra Bete.

Recentemente, em pesquisa realizada pela Fiep-PR, Apucarana ficou em primeiro lugar em números de empregos formais gerados no estado. “Somos o maior polo industrial têxtil do Paraná. Isto é fruto de muito trabalho. Isso é um orgulho para nós Apucaranenses”, ressalta Bete.

Para marcar o Dia do Boné, nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Fênix haverá uma homenagem aos colaboradores que se destacaram no ano de 2023. O evento será aberto ao público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline