Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ACUMULADOS

Apucarana busca destino para mil toneladas de resíduos têxteis

Resíduos da indústria têxtil e da confecção foram acumulados ao longo de 2024 no prédio do extinto IBC da Vila Nova

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana busca destino para mil toneladas de resíduos têxteis
AutorO material, rejeitado por empresas do setor têxtil, foi coletado por uma empresa credenciada pela prefeitura, que deveria garantir a destinação final - Foto: Divulgação

O prefeito de Apucarana (PR), Rodolfo Mota, assinou nesta sexta-feira (28) a autorização para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente providencie a destinação ambiental adequada de aproximadamente mil toneladas de resíduos da indústria têxtil e da confecção, acumulados ao longo de 2024 no prédio do extinto IBC da Vila Nova.

?? LEIA MAIS: Irmão encontra morador morto dentro de casa em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp

O material, rejeitado por empresas do setor têxtil, foi coletado por uma empresa credenciada pela prefeitura, que deveria garantir a destinação final conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). No entanto, segundo denúncia da atual gestão municipal, a situação gerou um grande passivo ambiental e um risco iminente de incêndio. Além dos resíduos têxteis, o barracão do antigo IBC também abriga diversos bens públicos, o que agrava ainda mais o problema.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o armazenamento inadequado desses materiais representa uma ameaça à população local, pois cria um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos, vetores de doenças, além de ratos e baratas. “A empresa credenciada coletou e depositou os resíduos têxteis no espaço público com o objetivo de transformá-los futuramente em matéria-prima para outros produtos. No entanto, não conseguiu dar destinação a todo o material acumulado”, explicou Diego da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente. Segundo ele, a empresa já foi notificada legalmente sobre suas responsabilidades.

publicidade

O prefeito Rodolfo Mota esteve pessoalmente no prédio do IBC para verificar a situação.

“Este local deveria servir como almoxarifado da prefeitura, armazenando equipamentos e maquinários essenciais para a saúde, educação e demais secretarias. No entanto, acabou se transformando em um depósito irregular, literalmente uma montanha de materiais sem valor algum”, criticou Mota. Ele destacou que a autorização para a destinação ambiental adequada faz parte de uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Fazenda, além da Procuradoria Jurídica.

Outro ponto destacado pelo prefeito foi que a empresa responsável retirou apenas os resíduos mais valiosos, deixando para trás materiais sintéticos sem valor comercial, que são altamente prejudiciais ao meio ambiente.

publicidade

“A importância do polo têxtil de Apucarana é inegável, e o programa de coleta de resíduos têxteis será retomado. Mas, antes, precisamos enfrentar esse problema e resolver definitivamente esse passivo ambiental herdado. Esse ato irresponsável custará caro para os cofres públicos, mas vamos corrigir essa situação. No futuro, retomaremos o projeto da maneira correta, responsável e com o devido suporte às nossas facções. Mas isso aqui nunca mais vai acontecer em Apucarana”, garantiu Mota.

O material acumulado será encaminhado para um aterro industrial. A contratação emergencial inclui transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, com prazo de execução de 90 dias, conforme requisição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

  • Apucarana busca destino para mil toneladas de resíduos têxteis1 de 4
    Foto: Autor: Divulgação
  • Apucarana busca destino para mil toneladas de resíduos têxteis2 de 4
    Foto: Autor: Divulgação
  • Apucarana busca destino para mil toneladas de resíduos têxteis3 de 4
    Foto: Autor: Divulgação
  • O material, rejeitado por empresas do setor têxtil, foi coletado por uma empresa credenciada pela prefeitura, que deveria garantir a destinação final4 de 4
    Foto: O material, rejeitado por empresas do setor têxtil, foi coletado por uma empresa credenciada pela prefeitura, que deveria garantir a destinação final Autor: Divulgação


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline