Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
IMUNIZAÇÃO

Apucarana avança na vacinação contra gripe, mas alerta pais de crianças até 6 anos

Imunização da população geral chega a 52,38%, mas de crianças de seis meses a menos de seis anos está em 40,5%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana avança na vacinação contra gripe, mas alerta pais de crianças até 6 anos
Autor Foto por Divulgação - Apucarana mantém mobilização para vacinar a população

Apesar da queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quem ainda não se imunizou deve procurar a vacina contra a gripe, que segue disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacinação de Apucarana (PR). O alerta é do secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula. Segundo ele, embora a doença esteja desacelerando em todo o Paraná, graças ao aumento da cobertura vacinal, a circulação do vírus Influenza A e de outros vírus respiratórios ainda exige atenção.

-LEIA MAIS: Morre jovem de Arapongas que ficou 30 dias internado após acidente de moto

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Desde o início da campanha, realizamos ações de busca ativa em escolas, mutirões em locais de grande circulação de pessoas, comércio, indústrias e, com isso conseguimos elevar significativamente o número de apucaranenses imunizados. No entanto, não podemos baixar a guarda. Reforçamos o pedido para que todas as pessoas, especialmente crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos, procurem a UBS mais próxima caso ainda não tenham tomado a dose”, orienta o secretário.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que o trabalho de conscientização realizado pela Secretaria da Saúde tem sido essencial para o avanço da cobertura vacinal. “Com esse esforço, saímos de menos de 20% para 52,38% da população geral vacinada. Ainda assim, temos um longo caminho. Pedimos atenção especial aos pais e responsáveis por crianças de seis meses a menos de seis anos: apenas 4 em cada 10 crianças desse público estão vacinadas em Apucarana (40,5%)”, alerta o prefeito.

Dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que a taxa de detecção do vírus Influenza A caiu de 12,47% para 4% em apenas duas semanas, evidenciando a desaceleração da doença. “A vacinação tem sido apontada como fator essencial para esse avanço”, reforça Mota.

publicidade

Em Apucarana, todas as 28 UBSs com sala de vacinação estão abastecidas, conforme informa o coordenador da Vigilância em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho. “Quem ainda não se vacinou, pode procurar qualquer uma das nossas unidades de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Nas UBSs do Colonial, Núcleo João Paulo e Dom Romeu Alberti, o atendimento vai até 20h30”, informa Sobrinho. Mais detalhes podem ser consultados no site oficial: www.apucarana.pr.gov.br/site/vacinacao-em-apucarana.

Em 2025, o Paraná já confirmou 19.832 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 1.213 mortes. A Influenza foi responsável por 5.789 desses casos e 171 óbitos. Os grupos mais afetados são crianças de até seis anos (7.675 casos) e idosos com mais de 60 anos (7.221). Os idosos também representam o maior número de mortes, com 892 registros.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline