Apucarana anuncia recuperação de “pontos críticos’ nas estradas rurais
Trabalhos devem ter início pela Estrada do Xaxim, segundo a prefeitura
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Após concluir manutenção da estrada entre os distritos de Correia de Freitas e São Pedro Taquara, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana confirmou para esta segunda-feira (13) o início da recuperação de danos causados pela ação das chuvas em pelo menos 20 estradas rurais.
O prefeito Júnior da Femac, que tem acompanhado de perto os trabalhos da patrulha rural mecanizada, salienta que os pontos críticos são situações em que a enxurrada causou atoleiro, entupimento de caixas de contensão e outros problemas que estão prejudicando a trafegabilidade. “Sabemos da importância da estrada para a produção e escoamento das riquezas do campo, estamos atentos a esta e outras necessidades e, com a melhora climática, esperamos avançar com os trabalhos de recuperação destes locais”, pontua o prefeito, agradecendo a compreensão dos produtores rurais. “Todos estes danos são resultado de uma longa temporada de chuva, que teve início ainda em dezembro do ano passado”, ressalta o prefeito Júnior da Femac, frisando que o prejuízo aos cofres públicos com problemas também causados à malha asfáltica está estimado em pelo menos R$1,5 milhão.
-LEIA MAIS: Cozinheira da Apae é a 3ª vítima fatal de acidente em Jandaia do Sul
O superintendente de Serviços Públicos, Mauro Toshio Kitano, diz que os trabalhos devem ter início pela Estrada do Xaxim. “Conforme determinação do prefeito Júnior da Femac, trata-se de uma ação prioritária, mas que para sua execução depende da estiagem. Com o tempo colaborando, devemos iniciar a operação de recuperação emergencial nesta segunda-feira. Além da Estrada do Xaxim, temos serviço a executar em estradas da Gleba Cambira, no Galan, Tatuzinho, Salgadeira, Ferraz, Paineirinha, Saragoza, entre outras”, elenca Toshio.
Ao longo de março, a previsão é de que ocorra cerca de 150 milímetros de chuva, quantidade considerada normal para essa época do ano. “Apesar da quantidade de pontos a serem recuperados, são serviços localizados que vão demandar equipes de trabalho enxutas. Esperamos concluir esta força-tarefa em 30 dias”, projeta o superintendente, enaltecendo que, a partir da aquisição de novos equipamentos como caminhões, tratores, rolo-compactador, motoniveladora e retro-escavadeira, a patrulha rural mecanizada tem conseguido manter em dia as condições de conservação dos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais de Apucarana.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline