Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EMARANHADO DE FIOS

Apucarana anuncia nova ação para regularizar fiação em postes de energia

Objetivo é cortar cabos desativados e organizar as redes que são usadas de forma compartilhada por provedores de internet e de telefonia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana anuncia nova ação para regularizar fiação em postes de energia
AutorEm 2023, a Prefeitura de Apucarana também realizou uma ação do tipo, mas o problema ainda continua - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana definiu, nesta quinta-feira (25/9), um plano para acabar com o emaranhado de fios nos postes da rede de energia e que geram riscos para a população. Nos próximos dias, será colocado em prática um projeto-piloto, no trecho inicial da Rua Ponta Grossa. O objetivo é cortar cabos desativados e organizar as redes que são usadas de forma compartilhada por provedores de internet e de telefonia, devolvendo a segurança e melhorando o visual das ruas.

-LEIA MAIS: Visitante inesperada: seriema é resgatada no centro de Apucarana (PR)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) explica que a iniciativa faz parte de uma agenda que vem enfrentando os problemas da cidade de forma concreta e planejada. Segundo ele, a limpeza da fiação aérea é uma solução que vai além da questão estética, pois representa riscos para pedestres, motociclistas e motoristas.

A definição do plano ocorreu em reunião no Salão Nobre da Prefeitura, com representantes de 15 empresas provedoras de internet e telefonia e o responsável pela Regional Norte do Compartilhamento da Copel, André Sena. O encontro foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), que desde julho vinha mantendo tratativas com a Copel.

A empresa de energia, responsável pelo sistema de compartilhamento de postes, aluga o uso do espaço para que as empresas de telefonia e internet realizem a distribuição de cabos. A Prefeitura atuou apenas como intermediadora, diante dos riscos à população e da poluição visual causada pela fiação irregular.

publicidade

Em 2023, a Prefeitura de Apucarana também realizou uma ação do tipo, mas o problema ainda continua em várias regiões da cidade.

Plano prevê expansão gradual pelo centro e bairros

O diretor-presidente do Idepplan, Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, explicou que a ação é uma resposta ao grande volume de reclamações de moradores sobre fios caídos e também quanto à poluição visual. De acordo com ele, o projeto começará pela Rua Ponta Grossa, no trecho entre a Rua Urânio e a Rua Guarapuava. Depois desta primeira etapa, quando será feita uma avaliação e os ajustes necessários, a operação será levada gradualmente para toda a cidade.

publicidade

André Sena, da Copel, afirma que o ponto de partida será o trecho mais residencial da Rua Ponta Grossa, que concentra 40 postes. Ele informou que Apucarana conta hoje com 28 empresas atuando na ocupação de rede e que todas serão notificadas para regularizar suas instalações nesse trecho. O prazo será de 30 dias para a retirada de cabos inativos e reorganização do espaço de compartilhamento. Após esse período, uma vistoria será realizada para verificar o cumprimento das normas. Na sequência, a intenção é fazer a operação no trecho considerado mais complexo e que abrange a área comercial da Rua Ponta Grossa.

Nilton Antônio Fornaciari Junior, superintendente municipal de Iluminação Pública, destacou que o encontro serviu para apresentar o cronograma, esclarecer pontos técnicos e alinhar prazos e procedimentos. Ele reforçou que o objetivo é alcançar uma solução definitiva, com um trabalho mais técnico, que inclua o corte de cabos não utilizados, a retirada do material e reorganização completa do espaço de compartilhamento nos postes.

À medida em que os trabalhos forem avançando e houver a expansão gradual, o Município dará o suporte logístico necessário, com equipes para disciplinar o trânsito, Guarda Municipal, caminhão com cesto e apoio para transporte.

publicidade

O encontro contou ainda com a presença do gerente da Regional Apucarana do Crea-PR, engenheiro Jeferson Ubiali, de Walter Princ, analista comercial de negócios da Copel, e de Rafael Mangel, assessor administrativo da companhia.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline