Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SEGURANÇA

Apucarana adere ao Programa de Brigadas Escolares

A adesão de Apucarana foi destacada nesta quarta-feira (13), durante a abertura da etapa prática da rede estadual, que aconteceu no Colégio Agrícola

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana adere ao Programa de Brigadas Escolares
Autor Foto por Prefeitura de Apucarana - A capacitação para a Formação de Brigadistas Escolares é constituída em duas etapas

Apucarana é o primeiro município do Núcleo Regional de Educação (NRE) a aderir ao Programa de Brigadas Escolares. O programa, que atendia exclusivamente a rede estadual, foi aberto para os municípios que manifestassem interesse. Cerca 450 professores e funcionários da rede municipal já fizeram a etapa teórica e ainda nesta semana iniciarão o treinamento prático.

A adesão de Apucarana foi destacada nesta quarta-feira (13), durante a abertura da etapa prática da rede estadual, que aconteceu no Colégio Agrícola. “Quero parabenizar o prefeito Junior da Femac. Apucarana foi o primeiro município a aderir ao programa e tenho certeza que, a partir do próximo ano, outros municípios também farão a adesão”, salienta Vladimir Barbosa da Silva, chefe do NRE, que abrange 16 municípios.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

							Apucarana adere ao Programa de Brigadas Escolares
Autor Foto por Da Redação
O prefeito Junior da Femac reiterou a importância das capacitações, somando as redes estadual e municipal. “Somente em Apucarana essa informação vai circular em mais de 100 prédios públicos. Na rede municipal, os brigadistas vão multiplicar o conhecimento nas escolas e CMEIs, chegando a cerca de 14 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Dentro de um universo de uma cidade com cerca de 130 mil habitantes, esse número é muito significativo”, reforça Junior da Femac.

A capacitação para a Formação de Brigadistas Escolares é constituída em duas etapas. “A primeira etapa – referente aos conteúdos teóricos – foi na modalidade EAD (Ensino a Distância) com carga de 70 horas e foi ofertada pela Escola de Defesa Civil. A segunda etapa – referente aos conteúdos práticos – terá carga horária de 24 horas, que será repassada em 3 dias”, explica Marli Fernandes, secretária municipal de Educação, acrescentando que a abertura da etapa prática acontecerá nesta sexta-feira (15/09), no Cine Teatro Fênix.

Segurança Escolar:

A etapa prática é ministrada por profissionais do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros e pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (através do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária). “É a mesma grade de conteúdos, tanto para a rede estadual quanto para a municipal. Em 2023, passou a integrar o curso a formação do monitor de segurança escolar, tendo em vista os acontecimentos relacionados aos ataques a escolas, como por exemplo o ocorrido recentemente em Cambé”, cita o chefe do NRE, informando que na rede estadual de ensino a capacitação atingirá, somente no município de Apucarana, 500 servidores.

publicidade

A formação de brigadistas escolares conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, a Secretaria de Estado da Segurança Pública – Corpo de Bombeiros e agora também o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). “Eu sou um brigadista. O programa foi lançado pelo governo do Estado em 2012 e se tornou uma política de Estado. O programa busca capacitar a comunidade escolar para eventos danosos, naturais ou provocados, além de fazer o enfrentamento de situações emergenciais no interior das instituições de ensino”, explica Barbosa.


							Apucarana adere ao Programa de Brigadas Escolares
Autor Foto por Da Redação
Essa é a 17ª turma de brigadistas ofertada pelo governo do Estado e neste período 73 mil servidores foram certificados e 71 mil exercícios simulados de abandono de edificação foram realizados, além da aquisição de 32 mil luminárias de emergência, 83 mil placas de sinalização de emergência e 23 mil extintores.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline