Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Após 46 anos no Colégio Canadá, professor Pedro Zumas se aposenta

Educador de 77 anos, referência no ensino de Língua Portuguesa em Apucarana, foi surpreendido com festa de despedida nesta terça-feira (9)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Após 46 anos no Colégio Canadá, professor Pedro Zumas se aposenta
Autor O professor se emocionou durante a homenagem - Foto: Bella Face

O professor Pedro Zumas, de 77 anos, encerrou nesta terça-feira (9) um ciclo histórico da educação de Apucarana. Após 46 anos de dedicação ao Colégio Canadá, onde foi um dos primeiros docentes contratados e tornou-se sócio, Zumas se aposenta deixando um legado que atravessa gerações.

LEIA MAIS: PR terá câmeras inteligentes com IA para reforçar a segurança pública

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A despedida foi marcada por uma homenagem surpresa organizada pela instituição durante a formatura, momento que emocionou o educador. "Quase mataram o velhinho do coração", brincou o professor sobre a celebração. Como forma de agradecimento, ele foi presenteado com um terno novo, traje que pretende usar nas próximas formaturas da escola.

A longevidade de sua carreira reflete-se nos serviços que hoje utiliza na cidade. "Meu dentista, meu acupunturista, meu médico, todos foram meus alunos", relata Zumas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Após 46 anos no Colégio Canadá, professor Pedro Zumas se aposenta
AutorPedro Zumas marcou gerações de alunos - Foto: Arquivo


Saúde e novos planos

O momento de pausa nas atividades letivas coincide com um período de cuidado pessoal. Há quatro meses, o professor realiza tratamento oncológico. Zumas já concluiu as sessões de radioterapia e, atualmente, aguarda os resultados clínicos para constatar a cura da doença.

Trajetória e formação

Contratado pelo Colégio Canadá em 26 de julho de 1979 — ao lado do professor Ohya —, Zumas tornou-se referência no ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa. Além do Canadá, sua carreira inclui passagens por instituições tradicionais como o Colégio São José (onde lecionou Francês e Português), Colégio Izidoro Cerávolo, Mater Dei e Colégio Papa João XXIII.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua relação com o ensino, contudo, começou ainda na adolescência. Durante o período no seminário, aos 17 anos, lecionava Latim para os novatos. "Eu não era bem um professor, era mais o monitor deles", relembra com modéstia. Formado em Letras Franco-Portuguesas em Jandaia do Sul, ele também atua como psicanalista.

Origens e o nome "perdido"

Nascido em Arapongas em 7 de fevereiro de 1948, Pedro Zumas tem uma história de vida marcada pela cultura lituana. Filho de imigrantes, falava apenas o idioma dos pais durante a primeira infância, aprendendo o português somente ao ingressar na escola.

Uma curiosidade marca sua certidão de nascimento: seu nome original seria Vytautas. "Foi um erro do cartório e eu virei Pedro", explica. O nome lituano, no entanto, não foi esquecido e acabou sendo dado ao seu filho, preservando a herança familiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline