Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ESPORTES

Após 30 anos, Lagoão terá novamente pista de bicicross em Apucarana

Estrutura é montada em área de 1,4 mil metros quadrados no complexo esportivo da cidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Prefeitura de Apucarana deu início nesta semana à construção de uma pista para a prática do ciclismo BMX, também conhecido como “bicicross”. Aguardado há cerca de 30 anos pelos praticantes locais, o circuito esportivo foi reivindicado junto ao prefeito Júnior da Femac pelos vereadores Jossuela Pirelli e Rodrigo Liévore (Recife) e está sendo moldado em área de 1,4 mil metros quadrados, no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão).

-LEIA MAIS: Empresários de Apucarana e Arapongas recebem homenagem da Fiep

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em vistoria à obra, o prefeito Júnior da Femac disse que o projeto é uma reparação da história, uma vez que a nova pista ocupa a mesma área da antiga, que se tornou referência nacional na revelação de pilotos e ponto de encontro da juventude de Apucarana e região, nas décadas de 80 e 90. Ele conta que a construção de uma nova pista de bicicross, que deve estar concluída em 30 dias, sempre esteve no planejamento. “Precisamos priorizar outras demandas mais urgentes, já sanadas, e agora com satisfação damos início à execução deste projeto muito aguardado por toda comunidade esportiva de Apucarana, devolvendo aos amantes do bicicross um local digno para a prática e também para competições”, acentuou o prefeito Júnior da Femac.

Todo o projeto é executado com recursos e equipe do próprio município. “Quero enaltecer ainda o trabalho dos vereadores Jossuela Pirelli e Rodrigo Liévore (Recife) que sempre lutaram para viabilizar esta pista”, disse Júnior da Femac que, durante a vistoria esteve acompanhado ainda do secretário Municipal de Esporte, Tom Barros, e dos pilotos Ronaldo Rizzo “Brandão” e “Johnny” Marques Dias. “Também quero agradecer ao prefeito Júnior da Femac por atender a esta demanda. Desde a segunda-feira, quando teve início a movimentação de terra para construção dos obstáculos, a repercussão positiva tem sido grande. Tenho recebido muitas mensagens de apucaranenses saudosistas, relembrando os bons tempos da antiga pista e parabenizando a prefeitura pelo investimento”, assinalou o vereador Recife, destacando ainda que além do “Brandão” e do “Johnny”, outro piloto, Eduardo “Francisquini”, também atuou de forma intensa na reivindicação da conquista.

-Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

publicidade

Multicampeão nas décadas de 80 e 90, o apucaranense Johnny fala com paixão o resgate da “pista do Lagoão”. “Pelo que estou acompanhando, a pista terá um formato totalmente moderno. Estou muito feliz por ver tudo saindo do papel, pois desde que a pista foi desativada em meados dos anos 90, tenho lutado, juntamente com outros praticantes, pela sua reconstrução. Apucarana foi celeiro de excelentes pilotos. Chegamos a ter mais de 50 federados, conquistando importantes títulos nacionais e internacionais”, recorda Johnny, que atualmente está com 47 anos. “Hoje o BMX é um esporte olímpico”, informou o atleta.


							Após 30 anos, Lagoão terá novamente pista de bicicross em Apucarana
AutorPrefeito, vereadores e atletas visitaram o local nesta quinta-feira (23) - Foto: Divulgação


Em Apucarana desde 2008, “Brandão” não conheceu a pista antiga. Ele conta que começou a praticar o bicicross em 1998, ainda no estado de São Paulo. “Fiquei 22 anos parado, mas a paixão nunca morreu. Há três anos voltei a competir na categoria Elite Master e hoje sou bicampeão paranaense, vice-campeão Sul Brasileiro e estou em 10º no ranquing brasileiro. Minha filha de 10 anos também é piloto e já tem até título. Além disto, há um ano e meio mantenho um projeto social de bicicross com cerca de 30 crianças aqui mesmo, no Lagoão, onde realizamos atividades todos os sábados, das 10 horas ao meio-dia”, relata “Brandão”, que tem coordenado pessoalmente a construção do novo circuito. “Agradeço ao prefeito e aos vereadores por investir no bicicross”, disse ele, destacando que a área onde está sendo edificada a pista foi vistoriada e aprovada “in loco” pelo fiscal de prova da Federação Paranaense de Bicicross, Jeferson Bezerra, reforçando a expectativa de conclusão da nova pista para o final de junho. Informações sobre o projeto social coordenado por “Brandão” podem ser obtidas no https://www.instagram.com/escolabmxapucarana.

publicidade

História - O ciclismo BMX ou bicicross surgiu na década de 1960 como uma brincadeira. Na Califórnia, crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Durante os anos de 1970, esse novo esporte cresceu e surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e de bicicletas BMX.

Em abril de 1981, a Federação Internacional de BMX foi fundada, e a modalidade se desenvolveu rapidamente, criando uma identidade única. Em 1993, o BMX foi inteiramente integrado à União Internacional de Ciclismo (UCI, em inglês) e estreou como esporte olímpico em Pequim 2008.

Curiosidades do BMX/Bicicross

publicidade
  • - A primeira pista da América do Sul para a prática do BMX foi construída em São Paulo, em 1979;
  • - Seus princípios são simples: oito corredores competem numa pista cheia de saltos, curvas apertadas e obstáculos;
  • - Em Pequim 2008, a pista do velódromo Laoshan tinha 370 metros para os homens e 350 metros para as mulheres.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline