Aplicativo ajuda trabalhador a buscar vagas de emprego
Ferramenta pode ser acessada pelo celular ou tablet.
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Sine Fácil, disponibilizado nesta semana na Agência do Trabalhador de Apucarana, é mais uma ferramenta na busca de emprego. O aplicativo pode ser acessado pelo celular ou tablet, permitindo que o candidato possa pesquisar e concorrer a vagas de trabalho através da plataforma.
O prefeito Junior da Femac ressalta que o aplicativo vai agilizar a busca por um emprego, evitando também aglomerações. “Agora, a pessoa não precisa mais ir até a Agência do Trabalhador para saber da vaga ou para receber a carta de apresentação. Tudo isso pode ser resolvido através do aplicativo, o que vai contribuir em muito especialmente neste momento de pandemia”, frisa Junior da Femac.
Conforme Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play (aparelho Android) ou App Store (aparelho Apple). “Através do aplicativo o trabalhador, a qualquer momento, pode pesquisar e concorrer a vagas de emprego disponibilizadas no sistema. Por enquanto, a plataforma está liberada para os trabalhadores e, em breve, as empresas também poderão cadastrar as vagas diretamente pelo aplicativo”, salienta.
Neno Leiroz explica que o aplicativo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a DATAPREV, podendo ser acessado de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet. “Após baixar o aplicativo, o acesso pode ser obtido de duas maneiras: inserindo a senha da carteira de trabalho digital (cidadão.br) ou através de um QR Code que deve ser gerado no site www.empregabrasil.mte.gov.br”, esclarece o gerente da Agência do Trabalhador.
Ao entrar no aplicativo, o primeiro passo é fornecer as informações pessoais e um e-mail para contato. A seguir, o trabalhador deve informar os objetivos de trabalho, inserindo até seis possibilidades de acordo com o seu perfil profissional. “Ou seja, ele vai informar para qual vaga está se candidatando e depois ele clicará na ferramenta buscar que automaticamente vai informar quantas vagas nesta área existem, bem como o endereço e a localização das empresas”, cita.
O próximo passo é acessar o ícone agendar entrevista, marcando data e horário. “Automaticamente, o sistema vai enviar para o e-mail do trabalhador a carta de apresentação, que deverá ser impressa e levada no dia da entrevista de emprego”, explica Neno Leiroz, observando que cada trabalhador pode agendar, no máximo, três entrevistas de emprego.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline