Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EDUCAÇÃO ESPECIAL

Alunos surdos têm atendimento especializado em Apucarana

Uma das principais ações implementadas para garantir a inclusão dos surdos nas escolas é a disponibilização de intérpretes nas classes regulares.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alunos surdos têm atendimento especializado em Apucarana
Autor Foto: Prefeitura de Apucarana

Neste domingo (26) é celebrado o Dia Nacional do Surdo. A data marca a fundação da primeira escola destinada à educação de surdos no Brasil, em 1857, e representa um importante momento de reflexão sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade.

Cinco alunos surdos e dois com implantes cocleares encontram-se matriculados atualmente na rede municipal de ensino de Apucarana. Segundo a secretária da pasta, Marli Fernandes, eles recebem atendimento especializado por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME). “Nós temos a preocupação constante de assegurar a acessibilidade e a inserção das crianças surdas, de modo que elas participem de todos os projetos e atividades ofertados pela escola e possam desenvolver ao máximo as suas potencialidades intelectuais e competências socioemocionais,” disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A coordenadora do CAME, Léia Sofia Viale, acrescenta que os estudantes surdos são acompanhados por intérpretes nas classes regulares e também frequentam uma sala de recursos multifuncionais no contraturno escolar. “Além disso, nas unidades em que há surdos matriculados e anuência das famílias, nós ensinamos a Língua Brasileira de Sinais para todas as crianças. Afinal, para que a comunicação aconteça de maneira efetiva, tanto os surdos como ouvintes precisam dominar o código,” afirmou.

O prefeito Junior da Femac destaca que investir na formação dos docentes é fundamental para garantir a inclusão dos alunos com necessidades especiais na escola. “Graças a uma parceria firmada entre a Autarquia de Educação, o CAME, o Polo da UAB de Apucarana e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nós ofertamos um curso completo de Libras aos professores da rede municipal de ensino desde 2019. Nas aulas, presenciais e a distância, eles aprendem sobre a identidade e a cultura surda, o alfabeto manual, as expressões corporais e faciais e a gramática da Língua Brasileira de Sinais,” detalhou o gestor.

A história do povo surdo é marcada por muita luta pelo reconhecimento dos seus direitos. Desde que o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi inaugurado no país em 1857, outras conquistas importantes foram alcançadas. As mais recentes foram a promulgação da Lei 10436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua natural dos surdos; a publicação do decreto 5626/2005, que tornou obrigatória a inserção da disciplina de Libras nos cursos superiores de licenciatura e fonoaudiologia; e a aprovação do Projeto de Lei 4909/2020, que trata da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) para contemplar a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino escolar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV