Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Alunos desenvolvem aplicativo que facilita ensalamento em dia de prova

Projeto de estudantes do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas reduz tempo de organização para segundos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alunos desenvolvem aplicativo que facilita ensalamento em dia de prova
Autor Aplicativo foi desenvolvido por alunos do 3º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - Foto: reprodução

Alunos do 3º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual Nilo Cairo, de Apucarana (PR), criaram um programa para facilitar a distribuição de estudantes nas salas de aula para aplicação de avaliações. Segundo o coordenador do colégio, Guilherme Alves,  o "Ensacode" surgiu da necessidade de substituir o processo tradicional e manual de ensalamento que exigia muito tempo e dedicação de vários profissionais.

- LEIA MAIS: Câmara da Mulher e Sivana fecham o ano com encontro na Trivor

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"O que motivou a criação do projeto foi a realidade do ensalamento sendo feito de forma física. O ensalamento é necessário, porém consome tempo", explica.

O processo manual anterior demandava que a distribuição dos alunos fosse feita dividindo o total de estudantes pelo número de salas disponíveis. Os alunos eram alocados conforme o número de chamada, e era obrigatório garantir o distanciamento mínimo de três carteiras entre alunos da mesma turma. Após a distribuição, era necessário mapear a disposição dos alunos em cada sala, imprimir as listas com os nomes e posicionamentos e afixar o material para consulta pública.


publicidade

							Alunos desenvolvem aplicativo que facilita ensalamento em dia de prova
AutorFoto: reprodução

O programa desenvolvido pelos alunos atua importando as listas de alunos em formato de arquivo, que é lido e processado pelo sistema. Em seguida, os nomes são embaralhados para garantir a aleatoriedade na distribuição. O sistema criou uma estrutura em código que representa salas com capacidade para até 30 alunos, dispostas em cinco colunas e seis linhas, simulando uma sala de aula padrão. Há uma condição especial para a última sala, que pode não estar completa; o sistema reconhece os alunos restantes e organiza a sala final sem ultrapassar a capacidade.

O design do sistema foi desenvolvido com prioridade na fácil usabilidade para usuários com nível básico de informática. Para atualização da base de dados de alunos, basta atualizar a planilha e o sistema refaz o ensalamento em poucos segundos. "A ideia é que qualquer funcionário do colégio consiga utilizar o sistema sem precisar de instruções", salienta.


publicidade

							Alunos desenvolvem aplicativo que facilita ensalamento em dia de prova
AutorFoto: reprodução

Durante a atualização do projeto, a equipe de programação incluiu a funcionalidade de um gerador de PDF das matrizes, além da otimização do sistema de banimento. O design, incluindo o gerador de PDF, acelerou a aplicação do ensalamento no dia da prova. O sistema Ensacode consegue lidar com alunos de uma mesma turma em ambientes diferentes, fazendo o ensalamento correto.

"O projeto mostrou o sucesso do ensino no curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, pois este projeto envolveu códigos de programação de alta complexidade', salienta Alves.

De acordo com ele, há possibilidade de o sistema ser utilizado por outras instituições de ensino. Contudo, é preciso considerar as realidades dos outros colégios. "O sistema pode ser ajustado caso alguma instituição possua uma circunstância específica para a realização da prova", comenta.

publicidade

Mudanças futuras no sistema e atualizações serão realizadas pelas outras turmas do curso técnico, em conjunto com a equipe do colégio. "Temos planos de implementar no futuro a funcionalidade de alimentar o sistema com os dados dos alunos de forma automática", acrescenta o professor.



publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline