MAIS LIDAS
VER TODOS

Investigação

Aluno denuncia professor por homofobia e ameaças em colégio de Apucarana (PR)

Caso foi levado para o Ministério Público e também foi encaminhado ao NRE; saiba mais

Da Redação

·
Denúncia envolve professor do "Nilo Cairo"
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Denúncia envolve professor do "Nilo Cairo"
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2025, 18:03:06 Editado em 07.05.2025, 18:41:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudante do Colégio Estadual Nilo Cairo, em Apucarana (PR), registrou uma denúncia no Ministério Público (MP) contra um professor por homofobia e intimidação. Segundo a denúncia, o professor faz comentários homofóbicos em sala de aula, trata o aluno de forma diferenciada por sua orientação sexual e promove ameaças verbais. O caso também foi encaminhado para o Núcleo Regional de Educação (NRE), que investiga o caso.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Prefeitura de Apucarana alerta sobre golpe do falso processo judicial

Conforme a denúncia, o estudante relata que o professor o chama de "coisa ruim" quando não responde à chamada e faz comentários desrespeitosos sobre a comunidade LGBTQIA+. Além disso, o docente também aborda temas políticos de forma inadequada, impondo sua opinião e usando o espaço para intimidação e constrangimento.

continua após publicidade

“O professor vem praticando condutas abusivas, ameaçadoras e discriminatórias no ambiente escolar, afetando a mim e a outros colegas. Durante as aulas, ele frequentemente realiza ameaças verbais graves, afirmando que ‘vai dar tapa na cara’, ‘vai dar soco’, e até mesmo dizendo que vai ‘arrebentar’ alunos. Chegou a afirmar, em tom de ameaça, que ‘vai fazer um alunoassassinato’, o que representa uma grave violação à segurança dos estudantes”, diz a denúncia.

O estudante tem aulas com o docente desde fevereiro deste ano. “As ameaças acontecem desde que ele soube que sou homossexual. Ele me trata diferente, não tira minhas dúvidas, me ignora e me chama de ‘coisa ruim’. Me sinto muito constrangido por ele me tratar diferente de outros alunos e por essas ameaças. Percebo que ele é mais educado com os outros alunos. Comigo ele é mais arrogante e agressivo”, afirmou ao TNOnline.

Esta não é a primeira denúncia que o aluno registra contra o professor. Na primeira ocasião, o docente foi chamado para uma reunião e, depois disso, ainda tentou intimidar o aluno dizendo que "não se importava" com a denúncia.

continua após publicidade

Ouvidora do NRE também apura denúncia

A ouvidoria do NRE confirmou ao TNonline que recebeu a denúncia contra e a encaminhou o caso para a Rede de Proteção e Direitos Humanos. De acordo com o ouvidor do NRE, José Carlos dos Santos, a ouvidoria não tem poderes para tomar medidas, apenas para verificar e repassar as informações para as autoridades competentes.

“O princípio da presunção de inocência, previsto na Constituição Federal, determina que uma pessoa é considerada inocente até que sua culpa seja comprovada. Se for realmente confirmado que o professor tem culpa, será instaurada um processo de sindicância que poderá culminar com o afastamento”, informa.

A defesa do professor não foi localizada para comentar a denúncia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Aluno denuncia professor por homofobia e ameaças em colégio de Apucarana (PR)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!