Alta turbidez afeta abastecimento de água em Apucarana; diz Sanepar
População contesta normalização e aponta desabastecimento contínuo
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Sanepar informou que o abastecimento de água está comprometido nas regiões Oeste, Leste, Sul e Central de Apucarana nesta terça-feira (16). O problema afeta cerca de 70% da cidade e foi causado pela elevada turbidez (excesso de sujeira) nos rios Caviúna e Pirapó, decorrente das fortes chuvas do fim de semana, o que obrigou a companhia a paralisar temporariamente a produção durante a madrugada.
LEIA MAIS: Confronto com a PM termina com cinco mortos e carga recuperada no PR
Embora a Sanepar preveja a normalização do sistema ao longo do dia, o cenário agrava uma situação que se estende desde o domingo, quando o rompimento de uma adutora já havia interrompido o fornecimento.
Contradição entre companhia e moradores
Há um conflito de informações sobre a regularidade do serviço nas últimas 24 horas. Em nota, a Sanepar afirmou que, após o conserto da adutora rompida no fim de semana, os reservatórios amanheceram cheios e abasteceram a cidade normalmente na noite de segunda-feira (15). Segundo a empresa, a queda nos níveis ocorreu apenas na manhã desta terça (16).
No entanto, moradores contestam essa versão e relatam que as torneiras estão secas ininterruptamente desde domingo. Como as caixas d'água domiciliares garantem suprimento por apenas 24 horas, muitas famílias já esgotaram suas reservas.
Jardim Shangri-lá: Uma moradora relatou dificuldades para realizar tarefas básicas e a necessidade de pedir comida pronta, pois a caixa d’água esvaziou ainda na segunda-feira.
Jardim Apucarana: Outro leitor destacou o impacto na higiene básica de crianças e idosos. "Nem descarga estamos conseguindo dar", desabafou.
O TNOnline também recebeu relatos de moradores do Centro, Sumatra, Vila Nova e Vila Rural Nova Ucrânia
Apesar dos relatos e de chamados abertos indicando falta d'água contínua, moradores afirmam receber respostas de que o abastecimento está normal.
Medidas e Previsão
A Sanepar informou que caminhões-pipa serão disponibilizados apenas para clientes sensíveis, como hospitais, asilos e colégios. A companhia reforça o pedido para que a população priorize o uso da água para alimentação e higiene pessoal.
Áreas não afetadas O desabastecimento não atinge as regiões atendidas por sistema de poços artesianos, que incluem:
- Região Norte;
- Country Club;
- Jaboti;
- Distrito Pirapó.
Nota da Sanepar na íntegra:
A Sanepar informa que a produção de água no Sistema Caviúna-Pirapó, em Apucarana, está prejudicada nesta terça-feira (16), após as fortes chuvas na região e o arraste de sujeira pela enxurrada na captação dos rios que compõem o sistema. O tratamento teve que ser paralisado por algumas horas durante a madrugada. Os reservatórios estavam cheios e abastecendo normalmente desde a noite passada, após a conserto da adutora. Nesta manhã, porém, os níveis caíram drasticamente e, por isso, pode haver oscilação de pressão na rede e falta de água pontual na cidade.
A Sanepar pede a colaboração da população para que faça uso racional da água priorizando alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de normalização do abastecimento ao longo do dia.
O Sistema Produtor Caviúna-Pirapó atende cerca de 70% da cidade, ou seja, as regiões Oeste, Leste, Sul e Central de Apucarana. A região Norte, a região do Country Clube, Jaboti e o Distrito Pirapó, não sofrerão desabastecimento por serem atendidos por sistema de poços.
Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline