Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
TRÂNSITO

Acidentes com motos têm alta de 23,5% em Apucarana, aponta PM

Dados da PM apontam 383 registros no acumulado do ano passado, contra 310 do período anterior

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Acidentes com motos têm alta de 23,5% em Apucarana, aponta PM
Autor O relatório inclui ocorrências no perímetro urbano e em rodovias estaduais - Foto: Reprodução

O número de acidentes envolvendo motos cresceu 23,5% em Apucarana no comparativo entre 2024 e 2025. Dados do Placar da Vida, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apontam 383 registros no acumulado do ano passado, contra 310 do período anterior. O relatório, que inclui ocorrências no perímetro urbano e em rodovias estaduais, também aponta queda de 20% no número de mortes no trânsito, passando de 5 para 4 óbitos.

LEIA MAIS: Justiça decreta prisão preventiva de comandante de lancha após naufrágio

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No último domingo (8), entretanto, um motociclista de 45 anos morreu após uma colisão com um Chevrolet Vectra na Estrada da Raposa. O óbito entrará na estatística deste ano.

Conforme o Placar da Vida, o número total de acidentes cresceu 7%, além de um aumento de 15% no número de feridos. Contudo, o relatório aponta ainda quedas expressivas nas ocorrências envolvendo bicicletas (-83%) e nos atropelamentos (-44%).

O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Apucarana, Vilson Laurentino da Silva, avalia que o crescimento da frota de motos para entregas contribuiu para a estatística, embora a falha humana ainda seja o fator determinante. Para ele, o uso de motocicletas em serviços de delivery e “bicos” no período noturno elevou a exposição ao risco. “A imprudência realmente ainda é a maior causa desses acidentes, mas entendemos que esse aumento expressivo também está ligado à expansão dos serviços de entrega na cidade”, afirmou Silva. O secretário reitera que boa parte das colisões ocorre pelo desrespeito às normas e à sinalização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para reverter os índices, a prefeitura analisa um projeto que adotará o sistema binário em algumas vias, solução que transforma ruas paralelas de mão dupla em vias de sentido único opostas. O objetivo é reduzir conflitos de tráfego e aumentar a fluidez. O plano de metas para este ano inclui um reforço massivo na sinalização. Conforme Silva, o prefeito autorizou a aquisição de mais de 2 mil placas de sinalização vertical e um acréscimo de 40 mil metros de sinalização horizontal.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

“Praticamente estamos dobrando a quantidade de sinalização em relação ao ano passado. Entendo que isso vai auxiliar não só a trafegabilidade, mas também a diminuição do número de acidentes”, destaca o secretário. Ele acredita que a combinação de investimentos em engenharia com a fiscalização necessária permitirá atingir a meta de redução de ocorrências. “Com essas atuações do município, mais a fiscalização que tem que ocorrer também, acredito que conseguimos chegar a esse objetivo”, finaliza Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline