Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ENSINO TÉCNICO

Acia articula instalação de campus do IFPR em Apucarana

Comitê foi criado para definir cursos técnicos mais adequados à realidade local; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Acia articula instalação de campus do IFPR em Apucarana
Autor Reunião na Acia discutiu vinda do IFPR - Foto: Divulgação

Um passo importante para a criação de um campus avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Apucarana foi dado na tarde da última segunda-feira (9), durante reunião realizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).

-LEIA MAIS: Prefeitura reforça Feira Verde e Trânsito com entrega de veículos zero quilômetro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O encontro foi articulado pelo deputado federal e secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e reuniu representantes da Acia e da Reitoria do IFPR. Como encaminhamento, foi definida a criação de um comitê que irá discutir os cursos técnicos mais adequados à realidade do município, além de iniciar as atividades de um Centro de Referência do IFPR em Apucarana.

Participaram da reunião o vice-presidente da Acia, Jayme Leonel; o presidente do Conecta e do Conselho Deliberativo da Acia, Wanderlei Faganello; o diretor de Tecnologia da Acia, Rafael Ganascim; o diretor do Colégio Estadual Isidoro Luiz Cerávolo, professor Diego Favaro; o consultor do Sebrae, Tiago Cunha; Lisandro Modesto, da Agitech/Unespar; o reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana, acompanhado dos professores José Barbosa Dias Junior, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Luciano Martignoni, diretor de Desenvolvimento Institucional; Adriano Marcos Fuzaro, diretor de Programas Especiais; além do chefe de gabinete do deputado em Brasília, Amauri Escudero Martins, e empresários de Apucarana.

Para Beto Preto, a iniciativa tem caráter estratégico para o desenvolvimento regional. “O Paraná vive um ciclo importante de investimentos em educação e qualificação profissional. Trazer o IFPR para nossa região, e em especial para Apucarana, é pensar no futuro da nossa juventude e na competitividade do município. Vamos trabalhar juntos para transformar essa articulação em realidade”, destacou Beto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Conecta, Wanderlei Faganello, explicou que a Acia tomou ciência de que o IFPR está em processo de expansão, com a construção de novos campi, e que poderia contar com o apoio do gabinete do deputado Beto Preto em Brasília para estruturar a parceria com recursos federais. “Atualmente, o IFPR possui 26 campi e está em processo de conclusão de mais seis unidades. São cerca de 26 mil alunos matriculados em cursos técnicos. Nosso objetivo também é ter um instituto aqui”, afirmou.

Durante o dia, a comitiva visitou o campus da Unespar e o Colégio Cerávolo. “A reunião na Acia teve como missão apresentar o potencial da nossa cidade e região, além do ambiente Conecta, mostrando como estamos trabalhando com tecnologia e inovação nesses oito anos. Queremos formar jovens aqui e criar condições para que eles permaneçam em Apucarana, gerando negócios e oportunidades na cidade e na região”, destacou Faganello.

O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, apresentou o Conecta e ressaltou que o ecossistema alcançou 15,46 pontos na escala de mapeamento. “O máximo são 30 pontos, que classificam ecossistemas prontos. O Conecta evoluiu muito, tanto que esta visita é fruto desse trabalho. A vocação mapeada de Apucarana está nas áreas de TI, Confecção, Agro e eletrometalmecânica”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



							Acia articula instalação de campus do IFPR em Apucarana
AutorReunião na Acia discutiu vinda do IFPR - Foto: Divulgação

Segundo ele, esses quatro setores apresentam grande potencial de desenvolvimento, conforme aponta o estudo mais recente do Sebrae, de 2024. “O Conecta atua diretamente nesses segmentos, e o IFPR possui diversos cursos técnicos que podem formar profissionais para atender essa demanda”, completou.

O reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana, afirmou ter ficado impressionado com a maturidade do ecossistema de Apucarana e destacou que as tratativas para um futuro campus devem avançar com a implantação do Centro de Referência. “Apucarana tem todas as condições para receber um campus. Com o apoio da Acia e das entidades ligadas ao Conecta, vamos criar um grupo de trabalho para identificar as reais necessidades locais. Em todos os municípios onde estamos instalados, e também nos seis em implantação, realizamos consultas com as entidades representativas”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o reitor, o IFPR chega para somar à realidade local. “Apucarana já conta com ótimos colégios, universidade estadual e federal, além de centros universitários. Nosso objetivo é agregar a esse ambiente de conhecimento e inovação, oferecendo cursos técnicos gratuitos que atendam às necessidades locais, além de graduação e pós-graduação, sempre pautados pela excelência no ensino e na pesquisa”, concluiu.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline