Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
REUNIÃO

Acia apoia a Identidade Geográfica do Café em Apucarana

Cidade possui 1.384 hectares de cafezais, segundo levantamento do IDR

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Acia apoia a Identidade Geográfica do Café em Apucarana
AutorReunião foi realizada na terça-feira (24/06) na Acia - Foto: Divulgação

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (24/06) discutiu ações para fortalecer a Identidade Geográfica (IG) do Café de Apucarana, bem como valorizar os produtores de cafés especiais da região. A iniciativa é conduzida pelo Sebrae e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). “Estamos envolvendo vários setores, entre eles a Acia e o Sivana, que têm acesso ao comércio, bares e restaurantes. Queremos que o café produzido em Apucarana seja mais valorizado e consumido aqui”, afirmou o consultor do Sebrae, Tiago Cunha.

-LEIA MAIS: Corpo de apucaranense que morreu na Argentina chega quinta na cidade

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O técnico do IDR, Ovídio Cesar Barbosa, destacou que Apucarana possui 1.384 hectares de cafezais. “Somos o quinto maior produtor do Paraná, com mais de 2.376 toneladas colhidas. Se somarmos a produção de Cambira, Jandaia do Sul e Arapongas, ultrapassamos os 1.800 hectares”, explicou.

Segundo ele, é necessário trabalhar a valorização do café local. “Temos um produto especial, que muitas vezes é vendido em grão, embalado como se fosse de outros estados, e retorna ao consumidor de Apucarana sem o devido reconhecimento. A Acia pode ajudar a iniciar esse movimento de valorização dos cafeicultores da nossa região”, afirmou.

O técnico do IDR, Marcos Casini, que é classificador de café, destacou as características diferenciadas do grão apucaranense. “Por ser cultivado em altitudes entre 700 e 900 metros, ele é encorpado e possui uma doçura natural. Além disso, os produtores usam peneiras acima de 16, o que reforça sua qualidade”, explicou.

publicidade

A proposta agora é realizar o 1º Prêmio de Qualidade e o 1º Seminário de Cafés Especiais, previsto para o dia 30 de outubro, das 14h às 20h. “Queremos reunir os produtores locais para que reconheçam o valor do que produzem”, concluiu Tiago Cunha.

O presidente da Acia, Elio Pinto, colocou a entidade à disposição. “Vamos participar da construção desse projeto. E vamos tomar a iniciativa de consumir na Acia, somente café de produtores de Apucarana. Queremos que nossos associados possam também tomar esta atitude para valorizar o que temos de melhor” anunciou.

Também participaram da reunião o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Dias; o secretário da Agricultura, João do Carmo da Fonseca; o secretário de Cultura e Turismo, Recife Lievore, e a presidente do Sivana, Aída Assunção.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline