MAIS LIDAS
VER TODOS

Reunião

Acia apoia a Identidade Geográfica do Café em Apucarana

Cidade possui 1.384 hectares de cafezais, segundo levantamento do IDR

Da Redação

·
Reunião foi realizada na terça-feira (24/06) na Acia
Icone Camera Foto por Divulgação
Reunião foi realizada na terça-feira (24/06) na Acia
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2025, 14:38:32 Editado em 25.06.2025, 14:38:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (24/06) discutiu ações para fortalecer a Identidade Geográfica (IG) do Café de Apucarana, bem como valorizar os produtores de cafés especiais da região. A iniciativa é conduzida pelo Sebrae e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). “Estamos envolvendo vários setores, entre eles a Acia e o Sivana, que têm acesso ao comércio, bares e restaurantes. Queremos que o café produzido em Apucarana seja mais valorizado e consumido aqui”, afirmou o consultor do Sebrae, Tiago Cunha.

-LEIA MAIS: Corpo de apucaranense que morreu na Argentina chega quinta na cidade

continua após publicidade

O técnico do IDR, Ovídio Cesar Barbosa, destacou que Apucarana possui 1.384 hectares de cafezais. “Somos o quinto maior produtor do Paraná, com mais de 2.376 toneladas colhidas. Se somarmos a produção de Cambira, Jandaia do Sul e Arapongas, ultrapassamos os 1.800 hectares”, explicou.

Segundo ele, é necessário trabalhar a valorização do café local. “Temos um produto especial, que muitas vezes é vendido em grão, embalado como se fosse de outros estados, e retorna ao consumidor de Apucarana sem o devido reconhecimento. A Acia pode ajudar a iniciar esse movimento de valorização dos cafeicultores da nossa região”, afirmou.

O técnico do IDR, Marcos Casini, que é classificador de café, destacou as características diferenciadas do grão apucaranense. “Por ser cultivado em altitudes entre 700 e 900 metros, ele é encorpado e possui uma doçura natural. Além disso, os produtores usam peneiras acima de 16, o que reforça sua qualidade”, explicou.

continua após publicidade

A proposta agora é realizar o 1º Prêmio de Qualidade e o 1º Seminário de Cafés Especiais, previsto para o dia 30 de outubro, das 14h às 20h. “Queremos reunir os produtores locais para que reconheçam o valor do que produzem”, concluiu Tiago Cunha.

O presidente da Acia, Elio Pinto, colocou a entidade à disposição. “Vamos participar da construção desse projeto. E vamos tomar a iniciativa de consumir na Acia, somente café de produtores de Apucarana. Queremos que nossos associados possam também tomar esta atitude para valorizar o que temos de melhor” anunciou.

Também participaram da reunião o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Dias; o secretário da Agricultura, João do Carmo da Fonseca; o secretário de Cultura e Turismo, Recife Lievore, e a presidente do Sivana, Aída Assunção.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Acia apoia a Identidade Geográfica do Café em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!