Thiago Zardo lança livro de crônicas políticas nesta sexta-feira em Apucarana
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O escritor e poeta Thiago Zardo lança nesta sexta-feira (28), o livro 'Desordem e Regresso', em Apucarana. A obra reúne artigos sobre política escritos durante um ano para o jornal Tribuna do Norte, com fatos e constatações, além de críticas contra a corrupção e o eleitor corrompido.
O nome, segundo o autor, faz alusão ao lema da bandeira nacional, 'Ordem e Progresso' e trata de assuntos relevantes que ganharam destaque no cenário nacional. De acordo com Zardo, o livro é dividido em duas partes: a desordem, e o regresso.
"A primeira aborda temas relacionados a política no contexto geral. A parte do regresso é onde eu retorno às crônicas que escrevi, com fatos marcados, como exemplo o caso da Operação Carne Fraca e a greve dos caminhoneiros. São fatos históricos importantes que ocorreram no país", comenta.
Política conturbada
'Desordem e Regresso' surgiu da necessidade de produzir uma literatura realista sobre a situação que o Brasil vive atualmente. O livro encerra uma trilogia de títulos políticos do autor que começou com a sátira 'PTmorfose', uma ficção que previu a prisão do ex-presidente Lula (e rendeu ao a Zardo mais de dez ameaças de agressão física e outras incontáveis agressões verbais) e o 'Jogo do Bicho ou O Bestiário Brasileiro', lançado em comemoração ao Dia da Poesia e com ilustrações de M.C Escher.
“Fiz uma trilogia com três estilos literários, ficção, poesia e crônica falando somente sobre política. E com o último pretendo encerrar minha carreira de crítico político literário", diz.
O escritor defende a necessidade de retomar esses assuntos no período pré-eleitoral e discutir sobre a corrupção e suas várias faces.
"Existe pouca literatura falando sobre isso e quando falam, geralmente defendem um lado. Já eu não tenho lado, meu posicionamento é contra político corrupto e eleitor corrompido", assinala.
O lançamento está marcado para às 18h30, na Livraria Nerimar, na Praça Rui Barbosa, 446, no centro da cidade. "É um livro necessário e o eleitor deve ler antes das eleições. O povo tem memória curta, então é bom relembrar o que passou só no último ano", destaca.
Zardo também é autor de livros, como “Semeando Sonhos”, “Hajku(ases)”, “Estações”, entre outros.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline