Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Técnicos discutem implantação de circuito das frutas no Vale do Ivaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Técnicos discutem implantação de circuito das frutas no Vale do Ivaí
Autor Foto: Reprodução

Até outubro, será estruturado o 1º Circuito das Frutas do Vale do Ivaí visando a futura consolidação da rota. Os passos que serão dados até lá foram apresentados na abertura do 8º módulo do curso de qualificação profissional para o desenvolvimento da fruticultura no Território Vale do Ivaí. A capacitação chegou ao penúltimo módulo e está envolvendo, desde o ano passado, 44 técnicos de municípios da região.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, acompanhado pelo vice-prefeito Junior da Femac, deu as boas-vindas aos participantes do evento, que iniciou nesta quinta e prossegue sexta-feira nas dependências da Unespar/Fecea. “Este curso integra o projeto de desenvolvimento do Vale do Ivaí, que nós estamos tratando muito em diversas reuniões com a Secretaria de Planejamento do governo do Estado, com a Emater, com a Paraná Projetos e com a Agência Paraná Desenvolvimento”, frisa Beto Preto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito de Apucarana, que também preside a Amuvi, lembra que a próxima etapa do projeto de desenvolvimento do Vale do Ivaí acontecerá de 16 a 20 de julho. “O projeto é tocado em várias frentes, como a geração de renda e empregos, turismo e a fruticultura que também foi inserida. Para os próximos orçamentos do Estado, teremos mais condições de ampliar as ações”, reforça Beto Preto.

O vice-prefeito Junior da Femac cita experiências bem-sucedidas de circuitos das frutas em outras regiões do Brasil. “Um dos exemplos é Fraiburgo, em Santa Catarina. Com cerca de sete milhões de macieiras plantadas nas propriedades rurais, o município é um dos maiores produtores nacionais da fruta e no período da colheita atrai milhares de turistas”, ilustra Junior da Femac.

O gerente regional da Emater, Cristovon Ripol, afirma que os próximos passos para a implantação do Circuito das Frutas do Vale do Ivaí são a capacitação sobre o inventário turístico, mapeamento e cadastramento das atrações potenciais, reunião com os empreendedores (agricultores) potenciais e capacitação de como receber os turistas. “Pretendemos até o dia 30 de outubro criar uma rota e colocar um grupo de pessoas dentro de um ônibus para conhecê-la, como formadores de opinião, prefeitos e secretários municipais, imprensa e agências de turismo”, cita Ripol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gerente da Emater afirma que o curso de qualificação dos técnicos, que é viabilizado com recursos do Pró-Rural, será encerrado no dia 20 de julho, durante a Expotécnica em Sabáudia. “O curso ensina a produzir frutas. Já o circuito busca viabilizar um canal de comercialização, aliando a questão turística e a venda direta do produtor ao consumidor”, frisa, acrescentando que foram elencados oito cultivos potenciais para a região (maracujá, morango, goiaba, banana, uva de mesa, abacate, frutas vermelhas e citrus).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline