Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Sukiyaki atrai visitantes na 24ª Festa da Cerejeira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sukiyaki atrai visitantes na 24ª Festa da Cerejeira
AutorFoto: Sérgio Rodrigo - Foto: Reprodução

Uma das principais atrações da Festa da Cerejeira, que teve sua 24ª edição aberta na noite de quinta-feira (21), é o sukiyaki. A iguaria de origem japonesa é o alimento mais concorrido no evento e faz com que, todos os anos, milhares de pessoas prestigiem a festa. A preparação é realizada de maneira voluntária, uma tradição que já dura vários anos.

A expectativa é de que sejam vendidas de 5 mil a 6 mil cumbucas de sukiyaki ao longo da festa. São utilizadas 6 mil maços de verduras, entre acelga, repolho, brócolis, couve-flor, cebola e cebolinha, além de aproximadamente 300 litros de shoyu, 600 quilos de macarrão e outros 600 quilos de carne.Uma das colaboradoras mais antigas na preparação do prato, Massako Kayukawa trabalha na Festa da Cerejeira desde a primeira edição. Com 84 anos, ela faz questão de participar. “É muito bom, uma verdadeira tradição de Apucarana. É uma felicidade muito grande participar desta festa”, diz.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ela lembra ainda que, neste ano, comemora-se os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “Comemorar este marco da imigração é muito importante. Meus pais vieram do Japão para o Brasil e lembrar dos nossos familiares que fizeram esta viagem é fundamental”.Já Neusa Miyazaki começou a trabalhar na festa há cerca de 15 anos. Na época, cortava verduras. Hoje, é uma das coordenadoras do sukiyaki na Festa da Cerejeira. 

“Ficamos esperando o ano todo para iniciar os preparativos, tamanha é a ansiedade. A festa é muito importante para toda a colônia japonesa de Apucarana”, destaca.Segundo ela, nestes 24 anos, a festa mudou bastante. No entanto, ainda mantém o espírito que a tornou conhecida. 

“A Festa da Cerejeira cresceu demais, tanto em tamanho quanto em importância. Ela é conhecida por muita gente, que vem de longe para cá. No entanto, a essência é a mesma, e isso é muito importante. A dança, a música, a comida, tudo isso nos liga com a tradição dos nossos pais e avós. Inclusive o sukiyaki, que é feito com o mesmo cuidado de sempre”.

publicidade

A 24ª Festa da Cerejeira acontece na sede da Acea, que fica na Rua Jaboti, 101, e vai até domingo (24). A entrada custa R$ 3. Já o estacionamento interno custa R$ 15. 

Abertura

A abertura da 24ª edição da Festa da Cerejeira ocorreu na noite de quinta-feira (21) e contou com a presença de várias autoridades. Estavam presentes o cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura, o presidente da Acea Keniti Ishida, o diretor da Acea Satio kayukawa, a secretária de Educação Marli Fernandes, padre Roberto Carrara e o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli. 

publicidade




publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline