Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Polícia Militar flagrou mais de 2 mil motoristas embriagados na região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Polícia Militar flagrou mais de 2 mil motoristas embriagados na região
Autor Foto: Reprodução

Em dez anos da entrada em vigor da Lei Seca no Brasil, mais de 2 mil notificações de embriaguez ao volante foram aplicadas em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã apenas pela Polícia Militar (PM). O volume de multas vem aumentando sobretudo desde 2015, com a maior capacitação das unidades de trânsito da corporação na região. 

Policiais afirmam que a legislação, que se tornou mais rigorosa a pena para quem bebe e dirige, trouxe benefícios para o trânsito.Levantamento feito pela Tribuna junto à PM nas três maiores cidades da região aponta que, ao todo, 2.033 multas foram aplicadas por embriaguez ao volante desde a criação da lei. O ano com maior número de casos registrados foi 2017, com 399 notificações. Em 2018, os números parciais indicam 153 notificações. Os dados são das cidades de Apucarana e Arapongas, além da área coberta pela 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Ivaiporã.A Lei Seca, denominação popular da Lei nº 11.705, entrou em vigor no dia 19 de junho de 2008. A legislação de trânsito em todo o Brasil já proibia dirigir depois de beber álcool, embora a fiscalização fosse frágil e sem métodos de comprovação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em 1997, com a reformulação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o tema ganhou legislação melhor estabelecida. Mas foi a Lei Seca que reduziu a tolerância para a quantidade de álcool no organismo. Desde então, mais de 1,7 milhão de autuações foram feitas em todo o país.Em Apucarana, foram ao todo 877 notificações nestes 10 anos. Só neste ano, foram 60 multas lavradas, notadamente na área urbana, já que a fiscalização das rodovias é feita por outras corporações. O maior número de multas foi lavrado no passado, com 210 flagrantes. Vilson Laurentino da Silva, capitão da PM de Apucarana e oficial de comunicação do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana, ressalta que os números são resultado da intensificação dos trabalhos da polícia. 

“Tivemos, ao longo de 2017, um aumento no número de policiais, além de novas viaturas chegando ao batalhão e, consequentemente, mais abordagens, blitzes e bloqueios policiais. Outro fator diretamente ligado aos números apresentados foi a chegada de novos etilômetros”.Em Arapongas, foram 321 multas desde que a lei entrou em vigor. Neste ano, foram 14. Em 2017, foram 48, maior volume em toda a série pesquisada no município. Fernando Alvarenga, cabo da PM araponguense, lembra que a embriaguez é uma das três principais causas de acidentes de trânsito, junto ao abuso de velocidade e do uso do celular.

“A Lei Seca é importante porque não apenas pune quem bebe e dirige, mas também inibe o ato por parte dos motoristas. Vemos que, com a lei mais rigorosa, as pessoas pensam duas vezes antes de pegar o carro após ingerirem bebida alcoólica. Com isso, o trânsito fica mais seguro, visto que acidentes envolvendo motoristas embriagados são, em muitas vezes, fatais”, destaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline