Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Superlotação no minipresídio de Apucarana exige atenção redobrada na vigilância, dizem agentes carcerários

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Superlotação no minipresídio de Apucarana exige atenção redobrada na vigilância, dizem agentes carcerários
Autor Superlotação no minipresídio de Apucarana exige atenção redobrada na vigilância, dizem agentes carcerários - Foto: Delair Garcia/TN - Foto: Reprodução

Agentes do Departamento Penitenciário (Depen) que trabalham no setor de guarda e vigilância do minipresídio de Apucarana confirmaram nesta segunda-feira (18) que a unidade carcerária continua superlotada, apesar das transferências de detentos para penitenciárias realizadas periodicamente. 

Segundo o pessoal da carceragem,  o prédio abriga hoje 317 presos, mais do que o triplo da capacidade, que é para 96 detentos. A unidade carcerária foi inaugurada em junho de 1991 e reformado ainda em 2001. Das 317 pessoas detidas no local, 300 são homens, há 16 mulheres e um menor está apreendido.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os agentes reafirmam ainda que não é tarefa fácil providenciar diariamente alimentação, condições de higiene, remédios e assistência médica e odontológica para mais de 300 detentos, além de realizar vigilância no minipresídio superlotado.

Depen
A assessoria de imprensa do Departamento Penitenciário (Depen) reiterou que a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, assim como a direção da Polícia Civil, estão cientes do problema de superlotação registradas nas carceragens das delegacias do Estado e salientou que já houve avanços. 

Segundo o órgão, no início de 2011 a Polícia Civil gerenciava em torno 14 mil presos e hoje o número é de aproximadamente 9,5 mil custodiados.

publicidade

Ainda de conforme com Depen, a cúpula da segurança pública estadual tem trabalhado para zerar o número de presos nas delegacias. Semanalmente, o Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), que conta com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, autoriza a transferência de presos de delegacias para o sistema prisional. No entanto, as vagas são abertas somente com a saída de presos, o que depende de autorização do Poder Judiciário. 

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline