UTFPR abre vagas temporárias para docentes e pesquisadores visitantes
Profissionais devem atuar nos programas de pós-graduação, visando à excelência e internacionalização

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas para a seleção de docentes e pesquisadores visitantes. Ao todo, serão contratados 11 profissionais em regime temporário. O objetivo é melhorar os índices dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da instituição.
-LEIA MAIS: Grave acidente entre moto e carros deixa um morto e seis feridos no PR
O processo oferece vagas para: Docente e Pesquisador (DPV), para profissionais com reconhecido mérito em gestão da excelência no stricto sensu e em interação científica internacional. O edital exige o tempo mínimo de titulação de doutorado: de 5 a 10 anos para Pleno (DPV-P) e de 10 anos para Sênior (DPV-S).
Cada PPG pode apresentar até uma proposta até o dia 1º de outubro, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com os documentos exigidos. O processo deve ser encaminhado para a Pró-reitoria de de Pesquisa e Pós-graduação(PROPPG), com a anuência da Diretoria da área (DIRPPG). Os pedidos em associação entre dois ou mais programas receberão pontuação adicional. Após o envio, uma comissão fará a análise documental, a avaliação de mérito e a classificação. O resultado será divulgado até 06 de novembro.
“Esta seleção representa um passo estratégico para a internacionalização e fortalecimento dos nossos programas de pós-graduação. A ideia é promover novas parcerias e acelerar a produção de conhecimento de impacto”, destaca a coordenadora de fomento e bolsas, Maria Claudia Emer.
A dedicação deverá ser integral para: atividades de ensino, pesquisa e orientação acadêmica de pós-graduação; participação em projetos de pesquisa internacional; oferta de disciplinas; e colaboração com ações de gestão e autoavaliação dos programas. A duração do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogada mediante cumprimento de exigências e disponibilidade orçamentária.
Os valores têm como referência o salário do professor da carreira do Magistério Superior, sendo equivalentes à Classe C (Associado, nível 1) para o DPV-P e à Classe D (Titular, nível único) para o DPV-S.
Saiba mais no edital.