Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Eleições 2024

publicidade
POLÍTICA

Portadores de deficiência serão mesários nas eleições do Paraná

O objetivo da proposta é permitir que essas pessoas possam participar efetivamente do pleito eleitoral

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Portadores de deficiência serão mesários nas eleições do Paraná
AutorNo Cartório Eleitoral de Apucarana, vão trabalhar 15 PCDs, incluindo duas pessoas com Síndrome de Down - Foto: Reprodução

Cartórios eleitorais do Estado aderiram à campanha lançada em maio pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no chamamento de pessoas com deficiência (PCDs) para trabalharem como mesários e mesárias nas eleições municipais de 6 de outubro deste ano. De modo geral, o chamamento atendeu às expectativas da campanha.

O objetivo da proposta é permitir que essas pessoas possam participar efetivamente do pleito eleitoral, de um modo ou de outro, e contribuir para se ter uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Não é possível votar em trânsito em eleições municipais

De acordo com informações do TRE-PR, em todo o Estado o número de mesários e mesárias com deficiência soma 1.753. O número é 868% maior em comparação com as eleições municipais de 2020, quando foi de apenas 202.

Dentro deste grupo de voluntários estão pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mobilidade reduzida, neurodivergentes e portadores da Síndrome de Down, entre outras.

publicidade

No Cartório Eleitoral de Apucarana, por exemplo, que abrange também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, vão trabalhar 15 PCDs, incluindo duas pessoas com Síndrome de Down.

Uma delas é a jovem Luiza Godoi, muito conhecida em Apucarana e na região pelo seu trabalho em defesa dos direitos dos portadores de deficiência. Luiza é publicitária e embaixadora da Associação DownLoad de Apucarana. “Eu me inscrevi para trabalhar como mesária para mostrar a representatividade dos portadores de deficiência nessas eleições”, justifica a voluntária, assegurando que está preparada para cumprir a tarefa para a qual se inscreveu. Luiza Godoi vai trabalhar na seção nº28 do Colégio Canadá.

Segundo a chefe do cartório, Andrea Silva Milanin, todos os inscritos já passaram por um treinamento promovido pelo TRE-PR e estão prontos para trabalhar no dia do pleito.

publicidade

Em Arapongas, o número de mesários e mesárias PCDs soma 19. Esses vão atuar exclusivamente em Arapongas, já que Sabáudia, que também pertence à Comarca, não recebeu inscrição de voluntários dessa natureza.

??Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

No âmbito do Cartório Eleitoral de Marilândia do Sul, que abrange também Califórnia, Rio Bom e Mauá da Serra, estão inscritos 16 mesários e mesárias PCDs. Eles vão estar trabalhando nos quatro municípios no dia do pleito.

publicidade

Para assegurar a acessibilidade da eleição e acompanhar o trabalho dos PCDs, o TRE-PR nomeou também como mesários intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), coordenadores de PCDs e auxiliares que darão suporte a esse grupo de voluntários.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Eleições 2024

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline