Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Serviços

publicidade
ELEIÇÕES 2022

Número de eleitores jovens cresce 44,5% em Apucarana; saiba mais

Em Arapongas o número de eleitores também aumentou

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vale lembrar que a posse do título de eleitor é obrigatória somente a partir dos 18 anos de idade, porém a partir dos 16 anos ele já pode votar caso assim queira
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Vale lembrar que a posse do título de eleitor é obrigatória somente a partir dos 18 anos de idade, porém a partir dos 16 anos ele já pode votar caso assim queira

Dados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que o número de eleitores jovens na faixa etária de 16 e 17 anos teve um aumento neste ano de 51,13% no País em relação às eleições presidenciais de 2018. Para o pleito de outubro de 2022, estão aptos a votar nesta faixa etária 2.116.781 eleitores, enquanto em 2018 eram 1.400.617.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em Apucarana, o número de eleitores de 16 e 17 anos também teve um crescimento impressionante nesta faixa etária, subindo em torno de 44,5%. Em 2018, esses eleitores aptos a votar eram 575, enquanto hoje somam 831.

Já em Arapongas, o número de eleitores nesta faixa etária subiu apenas 11% em 2022, em comparação com 2018. Naquela eleição presidencial, esses jovens somavam 650, enquanto neste ano são 722.

publicidade

Nas eleições deste ano, o maior número de eleitores aptos a votar, tanto em Apucarana como em Arapongas, continua sendo a categoria na faixa etária de 45 a 59 anos. Em Apucarana, eles são 24.624, representando 26,02% do eleitorado, que hoje é de 94.621 votantes. Em Arapongas, eles são 22.486, ou seja, 27,19% do eleitorado apto a votar no pleito do outubro deste ano, que é de 82.690.

CAMPANHAS

Em relação ao eleitorado jovem de 16 e 17 anos, o TSE credita o aumento no número de eleitores no País às campanhas eleitorais de incentivo promovidas pelo órgão no decorrer deste e dos últimos anos, em especial nos meses que antecederam o prazo final para tiragem do primeiro título de eleitor, que encerrou no dia 4 de maio de 2022.

publicidade

De acordo com o TSE, essa mobilização nacional contou com a parceria de diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas. Todos trabalharam em conjunto com a Justiça Eleitoral para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje em torno de 6 milhões de pessoas com idade entre 16 e 17 anos. Apesar do crescimento de habilitados para as eleições deste ano, o número de adolescentes que tiraram o primeiro título ao longo das últimas eleições representa apenas 13,6% deles.

Vale lembrar que a posse do título de eleitor é obrigatória somente a partir dos 18 anos de idade, porém a partir dos 16 anos ele já pode votar caso assim queira.

Por Edison Costa

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Serviços

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline