Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Presidente

publicidade
CANDIDATO

Avante lança André Janones como candidato à Presidência da República

André Janones tem 38 anos; nasceu em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Avante lança André Janones como candidato à Presidência  da República
AutorAndré Janones tem 38 anos; nasceu em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro - Foto: Assessoria

O Avante lançou, após conversão partidária realizada no dia 23/7 a candidatura do deputado André Janones à Presidência da República.

André Janones tem 38 anos; nasceu em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Ele é advogado. Filho de uma empregada doméstica, seu primeiro emprego foi como cobrador de ônibus.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Começou na política em 2016, quando se candidatou à Prefeitura de Ituiutaba pelo PSC, mas perdeu. Em 2018, ganhou projeção em manifestações durante a greve dos caminhoneiros. No mesmo ano, foi eleito para seu primeiro mandato político, como deputado federal por Minas Gerais. Ele foi o terceiro mais votado no estado.

Antes do Avante, André Janones foi filiado a outros três partidos: PT, PSC e Democracia Cristã. Esta é a primeira vez que ele disputa a Presidência da República.

A ascensão política de Janones teve como base a projeção que ganhou em redes sociais com transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros em 2018, movimento do qual chegou a ser porta-voz e depois se afastou.

publicidade

Mesmo como deputado de primeiro mandato, Janones se lançou em 2021 como candidato a presidente da Câmara. Mas obteve somente três votos, atrás de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente, Baleia Rossi (MDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

André Janones nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais. O primeiro emprego foi como cobrador de ônibus. Anos depois, se formou em direito e, em 2009, fundou o movimento chamado “Por amor a Ituiutaba”, que auxiliava juridicamente cidadãos da região.

Em 2016, se candidatou a prefeito de Ituiutaba pelo PSC, mas perdeu a eleição. Dois anos depois, ganhou projeção nas redes sociais ao realizar transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros em maio de 2018.

publicidade

Antes de chegar ao Avante em 2018, Janones passou por três partidos, segundo certidão de filiação no TSE. Ele passou por PT (2003-2015), PSC (2015-2018) e Democracia Cristã (por uma semana em 2018).

Desse histórico partidário, André Janones reserva críticas ao passado petista. O deputado afirma ter encontrado fora do PT um ambiente "sem pressões ideológicas".

Evangélico, ele se apresenta como um candidato “nem de esquerda nem de direita”. Em material divulgado durante a pré-campanha, defende a necessidade de se “fugir do debate ideológico” na eleição deste ano.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Presidente

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline