Nesta quinta-feira (21) foi divulgada uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, contratada pela Record TV, apontando que o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) possui 31% das intenções de voto, enquanto o senador Alvaro Dias (Podemos) tem 26%, na corrida por uma vaga para o Senado pelo Paraná. Levando em consideração que a margem de erro é de cerca de três pontos percentuais , Moro e Dias estão tecnicamente empatados.
Essa pesquisa mostra o resultado do cenário com dez pré-candidatos na pesquisa estimulada, que é quando os entrevistados recebem uma lista prévia de nomes. Dr. Rosinha (PT), por sua vez, aparece com 7%; Paulo Martins (PL) tem 5%; Aline Sleutjes (Pros), 2%, e Guto Silva (Progressistas), Desiree Salgado (PDT) e Valdir Rossoni (PSDB), 1% cada. Esses seis pré-candidatos empatam tecnicamente, dentro da margem.
Orlando Pessuti (MDB) e Elton Bars (PCdoB) não pontuaram. Considerando a margem de erro, eles empatam tecnicamente com Martins, Sleutjes, Silva, Salgado e Rossoni, mas não com Rosinha.
A pesquisa foi realizada, no Estado do Paraná, com 1.500 pessoas, por meio do telefone nos dias 19 e 20 de julho. O nível de confiança dos resultados é de 95% e o custo foi de R$ 20 mil. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é PR-06745/2022.
O levantamento divulgado nesta quinta-feira (21) não é compatível co a edição de junho, uma vez que foram incluídos novos pré-candidatos e também foi retirado da sondagem o nome de Alex Canziani (PTB).
Cenário 1
Sergio Moro (União Brasil): 31%
Alvaro Dias (Podemos): 26%
Dr. Rosinha (PT): 7%
Paulo Martins (PL): 5%
Aline Sleutjes (Pros): 2%
Guto Silva (Progressistas): 1%
Desiree Salgado (PDT): 1%
Valdir Rossoni (PSDB): 1%
Orlando Pessuti (MDB): 0%
Elton Bars (PCdoB): 0%
Branco/nulo: 11%
Não sabe/não respondeu: 16%
Outros cenários
O Real Time Big Data também testou outros dois cenários para a disputa por uma vaga no Senado no Paraná. No que tem os nomes de Moro, Dias, Sleutjes, Silva e Salgado, o ex-ministro e o senador também empatam tecnicamente dentro da margem.
Cenário 2
Sergio Moro (União Brasil): 32%
Alvaro Dias (Podemos): 27%
Aline Sleutjes (Pros): 4%
Guto Silva (Progressistas): 2%
Desiree Salgado (PDT): 1%
Branco/nulo: 14%
Não sabe/não respondeu: 20%
Cenário 3
Na sondagem em que Dias foi substituído por Martins, Moro venceria com 41% das intenções de voto.
Sergio Moro (União Brasil): 41%
Paulo Martins (PL): 6%
Aline Sleutjes (Pros): 5%
Guto Silva (Progressistas): 3%
Desiree Salgado (PDT): 2%
Branco/nulo: 19%
Não sabe/não respondeu: 24%
O Podemos foi o primeiro partido ao qual Sergio Moro se filiou, após deixar o comando da pasta da Segurança Pública. O ingresso ocorreu devido a uma articulação de Dias, mas o ex-ministro deixou a legenda em março deste ano para entrar no União Brasil. À época, o Podemos disse que soube da saída pela imprensa. Hoje, Moro e Dias são adversários.
Fonte: Informações UOL Eleições.
Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa: Moro e Alvaro Dias têm empate técnico para o Senado"