O DER-PR realizou nesta semana a sessão de abertura de propostas da licitação que vai contratar a empresa que vai elaborar o anteprojeto de duplicação da PR-218. O anteprojeto envolve um trecho de 10,4 quilômetros entre o final da pista dupla em Arapongas até o perímetro urbano de Sabáudia. A obra vem sendo costurada desde a primeira gestão do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), que considera essa duplicação estratégica tanto para aumentar a segurança no trecho quanto para viabilizar novos investimentos. A rodovia interliga parques industriais nos dois municípios. O prefeito adiantou que esteve nesta semana em Curitiba tratando do assunto diretamente com o governador Ratinho Junior, que avaliza a obra. “Ouvimos do próprio governador que a ordem de serviço deve ser dada ainda neste ano”, diz o prefeito, acrescentando que não foi o único que pediu pela obra, que agora vem sendo disputada por várias lideranças. “Não faço questão, quanto mais pessoas pedirem melhor”, diz.
Cidades inovadoras
Vários prefeitos da região se encontraram ontem, em Maringá, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes das regiões norte e noroeste. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e associações de municípios, além de abordar soluções digitais, destacou iniciativas locais. Entre as cidades que receberam o título ‘Prefeitura Inovadora 2024’ estão Ivaiporã, Cambira e Apucarana. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, participou do evento e fez uma breve apresentação do que já foi consolidado. A prefeitura, em parceria com a Acia, que levantou a bandeira da inovação, é referência em legislação voltada ao tema. “Criamos legislação pertinente, com a Lei Sandbox e o Fundo Municipal de Inovação”, relatou.
Relação de mesários
O Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana publicou nesta quarta-feira, na Tribuna do Norte, a relação das 1.268 pessoas que vão trabalhar nas eleições do dia 6 de outubro deste ano nos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. A relação inclui mesários, administradores de prédio e auxiliares eleitorais. De acordo com o cartório, esse pessoal vai passar por um treinamento específico de forma virtual. O treinamento já pode ser feito pelo aplicativo APP Mesário, do Tribunal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os convocados podem acessar o treinamento e guias, emitir certificados e sanar dúvidas. Para maiores informações consulte o cartório eleitoral.