Coluna da Tribuna: Pitangueiras adere ao Cisvir

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Samuel Teixeira, Rafael Cita e Carlinhos Sgorlon
fonte: Da Redação
Samuel Teixeira, Rafael Cita e Carlinhos Sgorlon

O Cisvir - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região acaba de ganhar um novo município associado. O prefeito de Pitangueiras, Samuel Teixeira (PL) assinou ontem termo de adesão na sede da entidade na companhia do presidente do Cisvir e prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD). O município de pouco mais de 3 mil habitantes é o 19º a compor o consórcio. "É mais um degrau que estamos conquistando em poder encaminhar nossos pacientes para essa mega estrutura", comentou o prefeito Samuel Teixeira, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Saúde, Carlinhos Sgorlon (PSD). Segundo Rafael Cita, o município de Jardim Alegre também está em tratativas para aderir ao Cisvir. "Isso demonstra que o consórcio é bem organizado e presta um bom serviço", comenta, acrescentando que a adesão é uma via de mão dupla. "O município que entra auxilia no pagamento da despesa per capita e pode comprar serviços".

continua após publicidade


Audiência do orçamento

continua após publicidade

Ontem, durante a sessão itinerante da Câmara de Apucarana no auditório do Unespar, o presidente da Comissão de Finanças da casa, vereador Guilherme Livoti (União) anunciou a realização de uma audiência pública no mesmo local a ser realizada no próximo dia 15 de maio, as 19h30, para discussão da lei orçamentária do município. Segundo o vereador, realizar o debate dentro de uma universidade que oferta cursos na área de economia e administração é estratégico. O vereador adiantou, inclusive, que a comissão de Finanças está alinhando um projeto de extensão junto a acadêmicos de alguns cursos da Unespar voltado justamente ao estudo do orçamento.

Sessão extraordinária

Os vereadores de Apucarana voltam a se reunir hoje, em duas sessões extraordinárias para votar projeto de autoria do Executivo Municipal que estabelece o programa de Recuperação Fiscal, o chamado Refis, já anunciado pelo prefeito Rodolfo Mora (União) e que possibilita pagamento de todo tipo de dívida com desconto de até 100% de juros e multas de forma parcelada. “É a primeira vez que o programa vai abarcar tantas situações como essas e é um projeto que precisa de celeridade, de modo que convoquei extraordinárias para votá-lo”, comenta o presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Aciol (MDB). As sessões serão feitas de forma online a partir das 18h10 horas.

continua após publicidade

Leia a coluna completa na edição desta terça da Tribuna