Nossa Senhora de Lourdes! Padroeira de Apucarana!

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Nossa Senhora de Lourdes! Padroeira de Apucarana!
fonte: Reprodução

Em 1937 os fundadores da cidade de Apucarana participaram da celebração de uma missa, a primeira missa, que foi celebrada por um padre de Londrina, Carlos Deutz, em honra à cidade. Conta-se que a missa aconteceu onde atualmente se localiza o platô da praça Rui Barbosa, e que foi organizado uma celebração campal onde o altar foi ornamentado por José de Oliveira Rosa e dona Tereza de Almeida. José Rosa, que havia nascido em Portugal, doou um quadro com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes para enfeitar o altar. Nesse dia, foi proposto que ela se tornasse a futura padroeira de Apucarana.

continua após publicidade

Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida como padroeira da nossa cidade desde a fundação do município. Hoje, dia 11 de fevereiro, a cidade lembra as aparições de Nossa Senhora em Lourdes, na França, à jovem Bernadete Soubirous, em 1858. Sendo feriado municipal em nossa cidade, é importante conhecer a história de nossa Padroeira.

Bernadete Soubirous estava nas proximidades de sua residência, pegando lenha, quando avistou uma mulher vestida de branco, segurando um Rosário nas mãos. Muito católica, Bernadete começou a rezar e percebeu, enfim, que se tratava da Virgem Santíssima.

continua após publicidade

A primeira aparição de Nossa Senhora em Lourdes aconteceu exatamente no dia 11 de fevereiro de 1858 e se repetiu pelos outros cinco meses totalizando 17 aparições. Todas elas aconteceram na pequena aldeia de Lourdes e diante de Bernadete, Nossa Senhora revelava mensagens e pedia aos fiéis que fizessem penitência.

Simples e humilde, Santa Bernadete teve uma vida reservada. Porém com as aparições começou a receber muitas pessoas em sua aldeia que se tornou um local de muitos milagres testemunhados por fiés e pessoas curiosas. Muito impactada pelas revelações recebidas, Bernadete tornou-se freira e dedicou sua vida a cuidar dos mais necessitados atuando como enfermeira.

Santa Bernadete faleceu em 1897 e foi canonizada em 1933 pelo Papa Pio XI.  Em seu coração, as palavras de Nossa Senhora em Lourdes a ampararam durante toda a vida: “Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas no próximo“.

continua após publicidade

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana tornou-se cartão-postal da nossa cidade. Uma das construções mais belas que já vi em minha vida, é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Tem estilo barroco, e é a única do País a ter a imagem de Nossa Senhora no topo de sua torre principal. Na fachada frontal, tem também esculturas de São Pedro e São Paulo.

A catedral foi pensada para funcionar como um mausoléu, sendo a base e as paredes de pedras. O espaço foi reservado para o sepultamento dos bispos da Diocese. Dom Domingos Gabriel Wisniewski, bispo de Apucarana entre 1983 e 2005, foi sepultado nesse lugar em 2010.

Dia 11 de fevereiro é feriado municipal em nossa cidade e dia da nossa Padroeira. Que Nossa Senhora olhe por nós!