Primeira Igreja Batista de Apucarana reafirma seu legado na história da cidade
Fundada em 1948 por mobilização regional, instituição cresce em paralelo com o município
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Apucarana (PR) celebra 82 anos com uma trajetória de sucesso construída ao lado de instituições que são pilares de sua identidade. Entre elas, está a Primeira Igreja Batista (PIB), fundada em junho de 1948 e que, em 2026, completa 78 anos de história. Quase tão antiga quanto a própria emancipação política do município, a PIB consolidou-se ao longo de quase oito décadas não apenas como um centro de fé, mas como um agente ativo de assistência social e integração cultural, caminhando em paralelo ao desenvolvimento da comunidade apucaranense.
- LEIA MAIS: Relógio da Catedral, um presente da colônia japonesa
A fundação decorreu de uma mobilização regional sob a coordenação do pastor Carlos Stroberg e iniciativa da Igreja Batista de Londrina. O processo reuniu representantes de municípios como Cambé, Cornélio Procópio, Rolândia, Mandaguari, Curitiba e Ibiporã, além de denominações coirmãs locais. Desde então, a liderança da igreja passou por 22 pastores, sendo atualmente presidida pelo pastor Marcelo Silvestre Levi.
A base institucional fundamenta-se na aplicação dos princípios bíblicos às realidades sociais contemporâneas. Segundo o pastor Levi, a igreja mantém o foco no ensino sistemático das escrituras. "A Primeira Igreja Batista de Apucarana procura se firmar sempre na Bíblia, aplicando-a às mais diversas realidades sociais e culturais. Entendemos que uma boa e correta exposição bíblica torna a mensagem sempre atual e relevante", afirma.
Além das atividades litúrgicas, a instituição atua na prestação de serviços à comunidade, incluindo visitas a enfermos e apoio a entidades de trabalho social. O vice-presidente e diácono da PIB Apucarana, Alexandre de Proença Clemente da Silva, detalha que as ações externas são integradas à distribuição de mantimentos. "A PIB Apucarana tem realizado esse trabalho em lares de idosos, abrigos de crianças, bairros da cidade e apresentação do coral em eventos municipais, tudo isso acompanhado com doação de Bíblias, distribuição de alimentos e cestas básicas", explica.
Histórico e expansão missionária
A história da PIB é marcada pelo envio de mais de 20 pastores e missionários para diferentes regiões e países. De acordo com o diácono, o perfil da atividade missionária evoluiu com o tempo. "Antigamente as igrejas enviavam missionários individualmente de suas igrejas locais, hoje as igrejas contribuem financeiramente para que as Convenções Batistas enviem missionários para diversos lugares do Brasil e do mundo", pontua.
Para os pioneiros e membros antigos, a estrutura física da igreja reflete o desenvolvimento econômico de Apucarana. O templo atual foi construído entre as décadas de 1980 e 1990 por meio de mutirões e arrecadações comunitárias. O diácono ressalta que o objetivo dos fundadores era estabelecer uma base espiritual que acompanhasse o sucesso das atividades comerciais e agrícolas da época.
Era digital
Atualmente, a igreja utiliza plataformas digitais para a transmissão de cultos dominicais, visando o alcance de novos públicos. Para o pastor Levi, o papel da instituição na sociedade é o de atuar como uma instância de valores éticos. "Jesus chama a igreja a ser luz e sal da terra, isto é, a igreja é chamada a ser consciência do estado, sem contudo se envolver diretamente com ele", define.
Em relação ao futuro e à relação com o município, o pastor destaca o compromisso com a gestão pública e a cidadania. "A Primeira Igreja Batista de Apucarana semanalmente ora pela cidade e por suas autoridades diversas. Nosso compromisso é sobretudo com a cidade", conclui.
Veja mais fotos:
Últimas em Apucarana 82 anos
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline