O presente ideal para Apucarana: comunidade e lideranças revelam o que dariam à cidade em seus 82 anos
De soluções para a saúde e assistência social a investimentos em inovação e lazer: veja as escolhas dos moradores para garantir o futuro do município
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Neste dia 28 de janeiro, Apucarana completa 82 anos. Para marcar a data, autoridades e moradores responderam a uma pergunta simbólica: qual presente dariam para o município? As respostas revelam desejos que vão desde avanços na inovação e infraestrutura até melhorias essenciais na saúde e no lazer.
Thiago Gentil Ramires, diretor-geral UTFPR Apucarana
"Para os 82 anos de Apucarana, meu presente é a garantia de um ensino superior público que impulsione o desenvolvimento da cidade. O compromisso de formar profissionais qualificados e gerar inovação, garantindo que a educação seja a base para criar oportunidades e um futuro melhor para todos".
Dom Carlos José, bispo de Apucarana
"Meu presente para Apucarana é a superação da drogadição. Ver as famílias livres desse sofrimento, restaurando a dignidade e garantindo um futuro de paz e vida plena para todos".
Tiago Correia da Cunha, consultor SEBRAE/PR
'O que eu quero dar de presente é um ambiente de inovação que funcione na prática, conectando empresas e poder público. Desejo iniciativas que resolvam problemas reais, gerem empregos qualificados e ajudem a reter nossos talentos. É usar a inovação como ferramenta direta para o crescimento econômico e a competitividade da cidade'.
Elio Pinto, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia)
'Meu presente para Apucarana é a concretização de projetos que transformam o futuro. Desejo ver pronto o Centro Empresarial da Acia e o Parque Tecnológico, impulsionando nossa economia e inovação. Além disso, desejo novos cursos superiores e um hospital escola com Medicina, garantindo saúde e desenvolvimento para as próximas gerações'.
Alcioní Ribeiro, professor de jornalismo aposentado
'Daria para Apucarana uma solução definitiva para a questão dos moradores de rua. É preciso uma assistência social ativa e políticas públicas eficientes para evitar que a cidade se torne uma 'Cracolândia'. Meu desejo é ver ações concretas que resolvam esse problema social e tragam dignidade'.
Rafaela Geovana Ramos Ribeiro, estudante
'Meu presente seria a reforma dos espaços de lazer da cidade que estão desgastados. No bairro Marcos Freire, por exemplo, temos brinquedos quebrados que impedem as crianças de aproveitar. Queria ver esses parques consertados para que todos possam brincar com segurança'.
Adrian Henrique Ferreira dos Santos, estudante
'Daria para a cidade um shopping novo ou a ampliação do atual, trazendo mais opções de lazer. Sinto falta de novidades aqui em Apucarana, com opções diferentes, como um McDonald's'.
Ariane Gabriele Rodrigues Ferreira, gerente de loja
'Meu presente seria a valorização da renda da população. Com salários melhores, os moradores teriam mais poder de compra para movimentar o comércio local. Além disso, desejo que nosso setor comercial seja mais reconhecido e divulgado, atraindo pessoas de fora para conhecer Apucarana'.
Tereza da Silva Maia, aposentada
'Meu presente para Apucarana seria uma saúde melhor para todos. Hoje, a gente espera meses por um exame e demora demais, tanto que às vezes preciso pagar para não ficar na mão. O que eu queria mesmo era mais rapidez no atendimento, para o povo não ficar tanto tempo sofrendo'.
Últimas em Apucarana 82 anos
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline