"Nossa missão é facilitar a vida do cidadão", diz Danylo Acioli
Vereador destaca que incentivo ao crescimento da cidade deve pautar Legislativo em 2026
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O crescimento econômico e o desenvolvimento da cidade devem pautar os debates legislativos em 2026. A afirmação é do presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), que defende que o município possui um potencial construtivo que depende de leis mais modernas para facilitar a verticalização e incentivar empreendimentos em áreas já providas de infraestrutura e saneamento. Em entrevista, o presidente do Legislativo também destaca os avanços da cidade e o novo protagonismo da Câmara Municipal. Veja entrevista abaixo
-LEIA MAIS: Ângelo Franco Perez: o escultor que moldou a identidade urbana de Apucarana
Segundo o parlamentar, o poder público não pode atuar como um entrave para quem deseja investir. "Temos muita gente querendo empreender. Precisamos de leis que autorizem a construção em locais que já têm esgoto, permitindo que mais pessoas morem próximas aos eixos de serviços. O poder público não pode atrapalhar o empreendedor", afirmou Danilo, que aponta a discussão em torno do Plano Diretor como pauta prioritária para 2026.
A preocupação com a legislação urbana está diretamente ligada aos indicadores econômicos. O presidente da Câmara destacou o aumento no número de salas comerciais vazias e o fechamento de empresas no Centro. Para ele, o desenvolvimento depende também do enfrentamento da insegurança.
"A situação está preocupante, especialmente no comércio local. Aqueles que precisam de ajuda social devem ser atendidos, mas vândalos e criminosos que invadem lojas e furtam precisam ser tratados com rigor. Não dá para a cidade ser conivente com quem prejudica quem gera emprego", pontuou. Acioli ressaltou ainda que a capacidade da Câmara de conduzir esses debates é respaldada pela atual eficiência administrativa, após o Legislativo atingir o primeiro lugar no ranking de transparência do Paraná.
"Nós recebemos a Câmara quase na nonagésima posição entre os 399 municípios paranaenses e a entregamos como a mais transparente do Estado, superando grandes centros como Curitiba e Londrina", lembra.
Segundo Danylo, outra conquista do Legislativo foi a aproximação com a comunidade. "A Câmara Municipal é a mais transparente. Esse é o presente que a gente pode entregar: transparência. Uma câmara que participa efetivamente com o povo”, afirma, acrescentando que em 2025 o legislativo esteve nas faculdades, nas escolas e na Acia (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana), dentro do programa Câmara Itinerante.
Ao projetar o futuro de Apucarana, Acioli reforçou que o papel do poder público é servir como facilitador do cidadão. "Nossa missão é facilitar a vida do cidadão e combater a indiferença por pautas importantes, como a segurança e a saúde básica. O apucaranense é um povo guerreiro e que trabalha todo santo dia. Se o poder público não atrapalhar, o trabalhador consegue caminhar sozinho. Minha mensagem é de esperança e de compromisso em fazer de Apucarana o melhor lugar possível para se viver", conclui.
Últimas em Apucarana 82 anos
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline