Com recorde de inscritos, Apucarana lança oficialmente a 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiro
No evento, que contou com participação de atletas da elite internacional, a prova também foi reconhecida como patrimônio cultural
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura de Apucarana (PR) oficializou, na noite desta quinta-feira (29), o lançamento da 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiro. O evento, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, marcou o início da contagem regressiva para a edição que já é considerada a maior da história, com mais de 5,4 mil atletas confirmados. Assista as entrevistas no fim da matéria.
LEIA MAIS: Prefeitura lança Bolsa para o Futuro em parceria com o Sesi
A competição, que celebra os 82 anos do município, acontece neste sábado (31), com largadas na Praça Rui Barbosa. Pela manhã, a partir das 9h, ocorre a "Vinteoitinha" para o público infanto-juvenil. À noite, as provas principais de 5 km e 10 km começam às 19h e 20h15, respectivamente.
Foco na Elite e Profissionalização
A edição de 2026 elevou o patamar técnico ao atrair nomes de peso do pedestrianismo mundial. Entre os destaques africanos estão a etíope Alemtsahay Adbaru, o queniano William Kibor e o ugandense Kipsang Koney, que estavam presentes no evento. O pelotão brasileiro conta com a presença confirmada de Núbia de Oliveira Silva, atual líder do ranking nacional e terceira colocada na última São Silvestre, que também já chegou na cidade.
Para o secretário de Esportes, Bruno Marchi, a visibilidade da imprensa e a qualidade técnica são fundamentais para o aprimoramento da prova. "Através dessa quantidade de material que vocês da imprensa geram, conseguimos ver os defeitos e as qualidades, o que acontece nessa prova. Estamos tentando melhorar para que ela saia cada vez com mais qualidade. O atleta de ponta busca a premiação; se você quer atletas de elite, precisa aumentar o prêmio", afirmou Marchi.
Patrimônio de Apucarana
Além do recorde de público, a prova deste ano carrega um novo status jurídico e cultural. Durante o lançamento, o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) destacou que a corrida agora faz parte do calendário oficial como Patrimônio Cultural do Município. "A gente fez hoje o reconhecimento da Prova 28 de Janeiro como um patrimônio cultural na área do esporte. É inevitável, são 63 edições ao longo de quase 70 anos. Teremos gente de seis ou sete estados diferentes correndo conosco", disse. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Guilherme Livoti (União) e Moisés Tavares (PP) e foi aprovado por unanimidade no ano passado.
Novidades e Premiação
Entre as inovações desta 63ª edição estão o pagamento das premiações via Pix, bônus exclusivos para corredores locais e a antecipação da prova infantil para o período matutino, visando melhor logística e conforto para as famílias.
Veja o vídeo
tnonline
Últimas em Apucarana 82 anos
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline