Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana 81 anos

publicidade
HISTÓRIA

Primeiro campo de aviação de Apucarana virou nome de avenida

Inaugurado em 1952, aeroporto ficava na região do Sesi e era atrativo para a população que assistia pouso e decolagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Primeiro campo de aviação de Apucarana virou nome de avenida
AutorPrimeiro aeroporto recebia voos regulares em Apucarana - Foto: Apucarana Antiga

Os nomes das ruas podem revelar um pouco sobre a história de uma cidade. No caso da Avenida Aviação, em Apucarana, a via recebeu o nome em homenagem ao primeiro aeroporto do município que funcionava na região do Núcleo Habitacional Castelo Branco. Inaugurado em 10 de outubro de 1952, o antigo campo de aviação ficava onde atualmente está o Serviço Social da Indústria (Sesi) e seguia pela Rua Marcílio Dias até a Rua Denhei Kanashiro, que na época eram estradas rurais.

-LEIA MAIS: Apucarana, terra também das flores, do abacate e do ovo de codorna

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Na época, a estrada se chamava Água da Raposa, trecho de aproximadamente 1,5 km. A Avenida Aviação não existia, naquela redondeza eram apenas propriedades rurais”, relembra o empresário Satio Kayukawa.

De acordo com o ex-vereador, o primeiro aeroporto de Apucarana foi um importante centro de atendimento da aviação na região. Na década de 1960, a cidade recebia diariamente diversas companhias aéreas, incluindo a Vasp, Varig, Real e Cruzeiro do Sul, além de vários táxis aéreos de pequeno porte.

A movimentação de aviões era um atrativo para a população local que costumava visitar o aeroporto com frequência. “Como era novidade e não tinha opção de lazer, a população ia ver a chegada e partida das aeronaves. A pista era de terra roxa batida ou compactada e, para a tristeza dos visitantes, levantava poeira vermelha e quase não se enxergava a partida”, relembra o empresário que foi diversas vezes “brincar” no aeroporto e fazer trabalhos escolares. “Quando criança visitei o aeroporto para tarefa escolar várias vezes, mas não cheguei a pegar voo lá”, conta Kayukawa.

publicidade

Segundo ele, o portão de acesso ficava onde atualmente é a Avenida Aviação e a pista seguia pelo local onde está a Rua Marcílio Dias. Já o hangar funcionava no prédio da atual Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura. “O prédio da associação mantém a mesma estrutura da época”, afirma.

O primeiro campo de aviação de Apucarana foi peça chave na expansão regional. O local recebeu ingleses que apostaram na fertilidade do solo paranaense e compraram grandes áreas de terra no norte, noroeste e oeste do estado, onde foram fundadas cidades da região. “Todas as cidades do norte do Paraná, tirando Apucarana, foram planejadas pelos ingleses”, afirma.


publicidade

							Primeiro campo de aviação de Apucarana virou nome de avenida
AutorA movimentação de aviões era um atrativo para a população local que costumava visitar o aeroporto com frequência - Foto: Reprodução

O primeiro aeroporto da cidade também foi o local onde, no auge da cafeicultura, o governo federal queimou toneladas de grãos de café, visando a reduzir a oferta e assim conter a queda dos preços internacionais do produto, o que equilibraria a economia e impediria a falência dos cafeicultores.

O campo de aviação da cidade foi substituído pelo atual aeroporto Capitão João Busse inaugurado em 1982.


publicidade

							Primeiro campo de aviação de Apucarana virou nome de avenida
AutorEx-vereador Satio vivenciou aquele período - Foto: Reprodução

Por Cindy Santos

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana 81 anos

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline