Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana 81 anos

publicidade
CURIOSIDADE

“Prédio da Onça”, uma referência na paisagem urbana de Apucarana

Obra de arte é patrimônio histórico e cultural de Apucarana e foi revitalizada em 2022

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

“Prédio da Onça”, uma referência na paisagem urbana de Apucarana
Autor Foto por Arquivo - Pintura original do "Prédio da Onça' é de 1997

Pergunte para qualquer apucaranense onde fica o Prédio da Onça, que ele saberá responder. O painel pintado em 1997 no Edifício Ariane, na Praça Valmor Santos Giavarina, no centro de Apucarana, é mais do que uma referência na cidade. Há 10 anos está protegido por lei no município. Em 2015, um decreto assinado pelo então prefeito Beto Preto (PSD), hoje deputado federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, estabeleceu a obra como patrimônio artístico, histórico e cultural de Apucarana.

-LEIA MAIS: Capivaras são moradoras ilustres do Parque Jaboti em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O painel tem 230 metros quadrados e traz a imagem de uma onça em meio à mata nativa e foi feito pelo artista mato-grossense, Acir Alves. Quadrinista, ilustrador, designer gráfico e artista plástico, ele contou ao TNOnline, em entrevista feita em 2023, que a obra de Apucarana mudou sua vida. Com medo de altura, ele revelou que precisou da ajuda divina como “instrução profissional” para dar conta do recado.



							“Prédio da Onça”, uma referência na paisagem urbana de Apucarana
Autor Foto por Arquivo - Acir Alves fez a pintura original

“Quando fui no prédio e vi a altura, percebi o tamanho da encrenca. Então pedi a Deus: se ele me tirasse daquela ‘parada’ com sucesso e vivo, eu iria parar de beber”, contou o artista, que gostava de uma “cervejinha” e parou de beber depois de concluir o serviço na cidade.

publicidade

Acir contou que em 1997 foi convidado por um dono de uma produtora em Campo Grande (MS) para fazer o serviço. Esse empresário havia trabalhado na campanha do ex-prefeito José Domingos Scarpelini, falecido em 2018, que foi prefeito da cidade entre 1989 e 1992. Ao visitar Campo Grande, o ex-prefeito se encantou com um desenho feito na lateral de um prédio e decidiu fazer algo em Apucarana. A obra, no entanto, foi feita em 1997, quando o prefeito era o irmão de José Domingos, Carlos Roberto Scarpelini (1997-2000).



							“Prédio da Onça”, uma referência na paisagem urbana de Apucarana
Autor Foto por Arquivo - Prédio é referência no centro


publicidade

“Me perguntaram se eu topava fazer o trabalho e eu disse sim”, conta o artista. Acir veio a Apucarana com mais dois amigos para a empreitada, Willian da Silva Simões e Hélio Roseno. Leia entrevista completa com o artista aqui.

REFORMA

Quase 30 anos depois, o painel continua chamando atenção na cidade. Em 2022, na gestão do ex-prefeito Junior da Femac (MDB), a obra passou por uma revitalização.

publicidade

O responsável pelo trabalho foi o grafiteiro Zion, que trabalhou no local por quase um mês. Ele venceu uma licitação aberta pela Prefeitura de Apucarana para fazer o serviço, que manteve as características originais da obra, renovando as cores. Veja entrevista com Zion aqui.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana 81 anos

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline