Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana 81 anos

publicidade
ESPORTES

Dulce, craque do futebol amador de Apucarana

Jogador marcou época e lembra de tempos áureos do esporte na cidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Dulce, craque do futebol amador de Apucarana
Autor Foto por Vitor Flores - João Amado, o Dulce: referência no futebol amador

Quem viveu a época de ouro do futebol amador em Apucarana sabe que a modalidade proporcionou grandes histórias e alegrias aos jogadores e torcedores. Muitas vezes até mais que os times profissionais que a cidade teve. Entre os personagens que participaram dessa trajetória está o volante João Amado, que é mais conhecido pelo seu apelido: Dulce. Reconhecido pela humildade e carisma fora de campo, e por ser um volante marcador e armador nas partidas, o jogador marcou época ao lado de outros atletas apucaranenses nos anos 80. Veja o vídeo abaixo

-LEIA MAIS: Chaveiro veio passar férias, mas se apaixonou por Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Aos 62 anos, Dulce se recusa a abandonar os gramados e deixar de jogar futebol com amigos, mas foi na juventude que ele mais chamou a atenção. Antes dos 15 anos, era um dos últimos a ser escolhido para completar os times nos "rachões", porém, logo começou a se destacar no futebol de campo. A partir daí, passou a ser convocado por todas as equipes amadoras, incluindo Grêmio Frigosanto e Rank Pneus.

Além dos times amadores, o ex-jogador, que hoje trabalha como entregador de utilidades domésticas, também representou a cidade no futebol profissional. Em 1984, Dulce integrou o elenco do Apucarana Atlético Clube - considerado por muitos o maior time entre os cinco que marcaram a história do futebol local. Apesar disso, nunca se profissionalizou.

A carreira no amador, contudo, é repleta de jogos, finais e conquistas. Uma das mais memoráveis foi a final dos Jogos Abertos do Paraná de 1982, em Umuarama, quando enfrentou na decisão da competição o Maringá e não só conquistou o campeonato, como também fez o gol do título.

publicidade

Mas não foi apenas o gol que deixou lembrança. A campanha, segundo Dulce, foi arrasadora. "A gente classificou para a semifinal e a ia pegar o Londrina, que tinha vários jogadores da seleção brasileira sub-20. Nosso treinador disse: 'Nós vamos jogar e vamos ganhar deles'. E ganhamos de 3 a 1, demos um chocolate de bola neles. Fomos para a final contra o Maringá, que também já tinha vários jogadores que eram da equipe profissional, mas não teve para eles não. Vencemos por um 1 a 0 e saímos para o abraço. Me arrisco a dizer que foi a melhor equipe amadora da região".

Dulce também destaca que o Grêmio Frigosanto, embora fosse uma equipe amadora, era forte ao ponto de conseguir bater de frente contra clubes profissionais do Estado. "Ganhamos do Londrina, da Portuguesa Londrinense, do Nacional de Rolândia", ressaltou. "O Frigosanto era o time que mais se destacava, tanto é que quando tinha jogos do Apucarana [equipe profissional] no estádio municipal e do Frigosanto no mesmo horário, a partida do amador era que lotava", completou o ex-jogador.

Veja fotos

publicidade


  • Time da Frigosanto marcou época1 de 2
    Foto: Time da Frigosanto marcou época Autor: Arquivo pessoal
  • Rank Pneus foi um dos grandes times do passado2 de 2
    Foto: Rank Pneus foi um dos grandes times do passado Autor: Arquivo pessoal

Veja o vídeo


publicidade

Dulce, o jogador 'bola de ouro' de Apucarana. Quem viveu a época de ouro do futebol amador em Apucarana sabe que a modalidade proporcionou grandes histórias ... TNOnline TV


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana 81 anos

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline