Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana 81 anos

publicidade
TRADIÇÃO

Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana

Empresa familiar é comandada atualmente por Armando Boscardin e filhos; conheça história

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana
Autor Foto por TNonline - Armando Boscardin, da Apucarana Auto Peças

O empresário Armando Boscardin, 78 anos, é o guardião das memórias de uma das mais tradicionais empresas da cidade: a Apucarana Auto Peças. A concessionária que completa 80 anos de atividade figura entre as 10 concessionárias da Chevrolet mais antigas do Brasil, sendo a mais antiga do Paraná. Veja vídeo abaixo

-LEIA MAIS: Sayuri Sakane, a 1ª mulher à frente do Templo Budista de Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A empresa foi fundada pelo empresário João Baptista Boscardin Junior, pai de Armando, e está no mesmo endereço desde 1945. “Para você ter ideia, foi derrubada a mata aqui para construir nossas instalações. Meu pai foi visionário quando viu que esse local era estratégico pensando no futuro da cidade”, conta.

À época, Apucarana ainda estava em seus primórdios e a área urbana da cidade se limitava à região da Barra Funda. “O Lagoão era realmente uma lagoa, onde as pessoas iam caçar. Era tudo mato aqui do lado, mas meu pai sabia que a Avenida Curitiba ia crescer e que aqui ficaria em um ponto de entrada e saída da cidade”, detalha Boscardin.

O prédio onde se localiza a empresa possui ainda a mesma estrutura construída por seu fundador. As instalações receberam diversas melhorias e atualizações, mas as paredes de tijolos maciços e a fundação de pedras brutas da estrutura principal seguem as mesmas.

publicidade

“Estar no mesmo local até hoje é um orgulho para mim”, orgulha-se Boscardin, que conduz a empresa junto de seus filhos.

Casado com Mariana Davantel Boscardin e pai de Amanda, Miriana e Armando, ele segue trabalhando todos os dias. E pretende seguir assim enquanto puder “Se parar, enferruja”, brinca.

Armando começou bem cedo a trabalhar no ofício de seu pai. Boscardin lembra que inicialmente, a oficina da concessionária precisava produzir muitas peças, forjando o aço nos tornos.

publicidade

“Comecei a trabalhar aqui na concessionária com 11 anos, na oficina tinha um movimento muito grande. Fabricávamos até peças, pois algumas peças demoravam para chegar devido à logística, então tínhamos equipamentos para produzir aqui”, pontua.

Entre as muitas crises econômicas enfrentadas, a decorrente da Geada Negra, em 1976, quando uma forte geada que atingiu o Norte do Paraná colocou fim ao ciclo do café, ficou na memória.

“Na época da geada negra foi difícil, pois tudo era oriundo da agricultura e as pessoas não tinham dinheiro. O movimento deu uma reduzida drástica”, lembra.

publicidade

No entanto, para ele, a maior transformação que ocorreu nessas décadas foi o surgimento da informática e dos serviços digitais. “Com os ciclos passando, são gerações que vão se alternando. O advento da informática foi uma grande transformação, pois antigamente era tudo no papel e hoje é quase tudo digital”, pontua.

O dinheiro também mudou, conforme o empresário. “Chegavam clientes com saco cheio de dinheiro. Como tudo era na base do café, era uma média de mil sacos de café para comprar um caminhão. Na década de 1970, surgiram os financiamentos e isso foi mudando”, conta.

Para ele, o que mudou os rumos do progresso na região foi a implantação do asfalto. “O asfalto foi uma grande mudança que alavancou o desenvolvimento de Apucarana, com o transporte foi saindo das ferrovias e passando para as rodovias”, diz.

publicidade

Exemplo de longevidade, o empresário tem sua receita de sucesso: “Nós temos que acreditar na nossa cidade, acreditar no futuro e acreditar naquilo que fazemos.

Veja o vídeo


publicidade

O empresário Armando Boscardin, 78 anos, é o guardião das memórias de uma das mais tradicionais empresas da cidade: a Apucarana Auto Peças. A concessionária ... TNOnline TV

Veja fotos


  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana1 de 7
    Foto: Autor: Arquivo pessoal
  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana2 de 7
    Foto: Autor: Arquivo pessoal
  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana3 de 7
    Foto: Autor: Arquivo pessoal
  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana4 de 7
    Foto: Autor: Arquivo pessoal
  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana5 de 7
    Foto: Autor: Arquivo pessoal
  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana6 de 7
    Foto: Autor: TNonline
  • Aos 80 anos, concessionária nasceu com a cidade de Apucarana7 de 7
    Foto: Autor: Arquivo pessoal

Por Louan Brasileiro

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana 81 anos

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline