Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana 80 anos

publicidade
CURIOSIDADES

Qual é a relação da cantora Elis Regina com Apucarana

Sogro da artista foi secretário-geral da Câmara de Vereadores; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Qual é a relação da cantora Elis Regina com Apucarana
Autor Foto por Arquivo Nacional - Cantora foi casada com o pianista e arranjador musical Cesar Camargo Mariano

Uma das maiores cantoras da história do país, Elis Regina (1945-1982) teve uma ligação com Apucarana. A artista, que se transformou em um mito da música brasileira, visitou a cidade em pelo menos duas oportunidades no auge da fama. De forma anônima, ela percorreu as ruas da cidade e a história é, para muitos, ainda desconhecida.

O servidor público Wlademiro Camargo Mariano, pai do segundo marido da cantora, o pianista e arranjador musical Cesar Camargo Mariano, morava em Apucarana. Wlademiro veio de São Paulo para a cidade em 1964 e, em 1967, foi convidado pelo então presidente do Legislativo, Argemiro Pires Furiatti, para organizar a secretaria do Legislativo. Em 1971, ele elaborou a estrutura administrativa da Câmara.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O sogro de Elis Regina foi, inclusive, o responsável pelo surgimento da bandeira de Apucarana. Ao lado da taquígrafa Apparecida Moriama, que viria a se tornar sua segunda esposa, ele liderou o movimento de dotar o município desse importante símbolo oficial, que hoje está presente em todos os espaços públicos.

As discussões para a criação da bandeira começaram em 1965, mas o projeto foi apresentado e aprovado em 1968. Em 1969, Apparecida Moriama e Wlademir Camargo Mariano receberam o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias na Câmara por conta dessa iniciativa, que ficou para a história de Apucarana.

Elis Regina foi casada com o pianista Cesar Camargo Mariano entre 1973 e 1981. Juntos, eles tiveram dois filhos: Pedro Camargo Mariano (1975) e Maria Rita (1977), também cantores. “Foram pelo menos duas visitas a Apucarana”, lembra Apparecida Moriama, a Cida, hoje com 85 anos. Na época, eles ainda não eram casados, mas trabalhavam juntos na Câmara.

publicidade

Ela lembra que a primeira visita foi em 1975, quando a cantora chegou a visitar a Prefeitura e foi recebida pelo então prefeito Luiz Antonio Biachi, de 83 anos. Elis Regina também visitou a Câmara, onde o sogro trabalhava. A cantora dormiu em Apucarana e, no dia seguinte, seguiu para uma agenda em Curitiba.

A segunda visita ocorreu anos depois e também foi rápida. A cantora e o marido participaram de um almoço no Clube 28 de Janeiro e depois seguiram para Londrina, onde a cantora se apresentaria. "Infelizmente, não pudemos ter algumas fotos dessas ocasiões, pois a Elis e o (marido) César Mariano eram muito discretos e queriam ficar um tanto tranquilos", conta Cida.

O ex-prefeito Luiz Antonio Biacchi lembra da visita ao gabinete. Ele comenta que foi um encontro rápido e discreto, sem assédio dos fãs. Elis Regina estava sozinha, sem o marido, conforme as suas lembranças. Biacchi guarda na memória um outro fato curioso. A cantora pediu o telefone justamente para fazer uma ligação para o César Mariano. "Lembro que ela bastante discreta e até tímida. Tiramos uma foto, inclusive, com ela falando ao telefone", comenta.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana 80 anos

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline