MAIS LIDAS
VER TODOS

80 anos

Fatos na história: o dia em que caixa d'água caiu em Apucarana

Com 22 metros de altura, o reservatório elevado de água com capacidade para 200 m³ operou por 44 anos, mas primeira estrutura desabou em1965

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2024, 17:40:04 Editado em 24.01.2024, 17:40:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Junto com a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Rui Barbosa, a caixa d’água da Sanepar, na Rua Galdino Gluck Júnior, é um dos principais pontos de referência da área urbana de Apucarana. Com 22 metros de altura, o reservatório elevado de água com capacidade para 200 m³ operou por 44 anos e tem um grande valor histórico nos 80 anos do município.

continua após publicidade

Construída em 1965, a caixa d’água foi marcada por um acidente que entrou para a história de Apucarana. No dia 5 de março daquele ano, o reservatório despencou na rua já no primeiro teste de carga e provocou uma espécie de “tsunami”, assustando moradores.

-LEIA MAIS: Vulcão em Apucarana? Veja o que é verdade ou mentira na história

continua após publicidade

O incidente ocorreu entre 9 e 10 horas. Moradores que presenciaram o episódio ouviram um barulho muito grande. Toda vizinhança correu para fora de casa ao ouvir o estrondo. Foi quando a água começou a descer com força pela rua. A enxurrada foi levando as cercas de balaústres (colunas de madeira) das residências. Há relatos de que um adolescente ficou ferido ao ser atingido por um balaústre.

A caixa d’água caiu por causa de erros de execução e de cálculo de fundação. Em entrevista à Tribuna em 2018, o gerente regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Luiz Carlos Jacovassi, explicou que foram feitas fundações em bloco de fechamento e a estrutura não suportou. “Quando ocorreu o teste de carga, a estrutura cedeu, levando os 200 m³ de água que enchiam o reservatório ao chão”, explica.

Logo depois foi executado novo projeto com fundação em tubulão e o reservatório foi reerguido em 1966. Em 9 de novembro daquele ano, a nova caixa d’água já estava concluída, sendo operacionalizada a partir de 1967. Esse reservatório foi construído com seis pilares em vez de quatro como o primeiro que desabou.

continua após publicidade

Na época, o Paraná vivia uma fase de transição na área de saneamento básico, então sob responsabilidade do Departamento de Água e Esgotos do Estado do Paraná (DAE). Em 1963, o governo estadual havia criado a Companhia de Água e Esgotos do Paraná (Agepar), rebatizada em 1964 de Sanepar, que responde pelo serviço até hoje na maioria dos municípios paranaenses.

O reservatório elevado, que chama atenção para o seu formado de “disco-voador”, foi construído por uma empreiteira contratada pelo governo do Paraná.

Em 26 de outubro de 1966, o acervo do sistema de água foi repassado para a Prefeitura. A responsabilidade pelo serviço foi assumida pela Companhia de Desenvolvimento de Apucarana (Codap), fundada oficialmente em novembro de 1966 para essa função.

continua após publicidade

Em 1973, a Prefeitura devolveu o acervo de água para o governo do Estado. A Sanepar assumiu então a concessão e os funcionários do setor de água da Codap foram transferidos para a companhia.

Construída no ponto mais alto da área urbana de Apucarana, a 872 metros acima do nível do mar, a caixa d’água tinha como função principal dar pressão para que a água chegasse até as regiões mais distantes da cidade. O reservatório elevado central foi desativado após modernização dos sistemas pela Sanepar. Hoje, é mantido como forma de preservação da história. Ao lado, a Sanepar construiu um novo sistema de reservatório horizontal, que está em fase de testes e deve ser liberado em breve.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana 80 anos

    Deixe seu comentário sobre: "Fatos na história: o dia em que caixa d'água caiu em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!