Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana 79 anos

publicidade
CORRIDA

Vai participar da prova 28 de Janeiro? Veja dicas que podem te ajudar

A corrida desse ano terá a presença de 3.524 atletas, superando o número de participantes da temporada 2020

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com recorde de atletas inscritos, acontece no próximo sábado (28), pelas ruas de Apucarana, a 60ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que faz parte das comemorações do 79º aniversário do município. A corrida desse ano terá a presença de 3.524 atletas, superando o número de participantes da temporada 2020, que foi de 3.358 competidores no geral. A 60ª Prova 28 terá a participação de 753 atletas na Vinteoitinha, 1.827 na corrida de 5 Km, 904 na corrida de 10 Km e 40 paratletas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Entre os atletas existem os experientes, que já correram a prova mais de uma vez, e aqueles iniciantes, que vão se aventurar pelas ruas da cidade. O educador físico Matheus Miguel, que também vai participar da prova com o grupo de corrida dele e por gostar do esporte, ressaltou a importância da alimentação nos dias que antecedem a prova, além de destacar necessidade da hidratação.

Confira algumas dicas importantes repassadas pelo educador:

  • Importante ater-se a alimentação nos dias que antecedem a prova, evitando, assim, a ingestão de alimentos gordurosos, açúcares em excesso e focar no que tange a hidratação”
  • Mesmo sendo corredores amadores, algumas condutas, antes e durante a prova, são essenciais para o bom desempenho na atividade, tais como: uma boa alimentação, hidratação, as quais fazem com que se otimize o trajeto e se torne mais prazeroso.
  • Um bom aquecimento, antes da corrida, é de extrema importância, haja vista que diminui a ansiedade, que atinge inúmeros participantes, bem como prepara o corpo para a atividade de corrida.

Para o atleta, as alterações no percurso não vão 'prejudicar' as pessoas que estavam treinado seguindo o trajeto dos anos anteriores. "Não altera nada, não vejo que isso pode gerar nervosismo nas pessoas que vão correr, são poucas mudanças e vai estar tudo muito bem sinalizado. Alguns alunos e muitos conhecidos me falam que tem vergonha de participar da prova, porque não conseguem realizar todo o trajeto “correndo”. Eu respondo que o simples fato de quebrar a barreira do sedentarismo e participar da prova, quer seja caminhando, caminhando/correndo ou correndo, torna-os diferente enquanto pessoas. A corrida de rua, sobretudo a prova pedestre 28 de janeiro, é um desafio diário. Isso porque, se este ano eu não consegui completar o trajeto todo correndo, resta um desafio para o restante do ano, para que na próxima edição eu o faça correndo. Com isso, advém mais saúde, qualidade de vida e o amor pela corrida", disse.

publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana define o esquema de segurança da Prova 28 de Janeiro

Percurso da Prova 28 de Janeiro terá alterações neste ano; entenda

A 60ª Prova 28 de Janeiro passou por três mudanças no percurso em relação às competições dos anos anteriores. A informação foi dada nessa terça-feira (24) pelo professor Grillo. “No último final de semana o percurso da prova foi aferido novamente e certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo com as três alterações. As modificações foram necessárias para que a prova pudesse ser homologada pela confederação”, destaca Grillo.

De acordo com ele, uma das mudanças da corrida é que a largada nesse ano será em frente à agência do Banco Bradesco. “Como o palco principal da festa da cidade será armado junto ao prédio das Casas Pernambucanas e da agência do Banco Itaú, foi necessário alterar o ponto de largada da competição”, frisa Grillo.

“Em outra alteração do percurso os atletas não passarão mais na frente da Prefeitura e também não subirão pela rua Lapa. Na descida da Avenida Curitiba na Barra Funda os competidores viram a esquerda na rua São Jerônimo e depois sobem na rua Corifeu de Azevedo Marques, seguindo para a rua Guarapuava e na sequência atingindo a “Ponta Grossa”. Já a outra modificação do percurso está na região do Colégio São José com os atletas tendo que fazer o trajeto contornando parte da rotatória da Praça Duque de Caxias e pegando em seguida a rua Arthur Bernardes.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana 79 anos

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline