Vale do Ivaí

Desfile Alegórico Ambiental de Ivaiporã será no dia 21

Desfile Alegórico Ambiental faz parte do projeto Fragmentos da Mata Atlântica

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

A população deIvaiporã assistirá ao Desfile Alegórico Ambiental, no dia 21 de setembro, na Avenida Paraná, às 19h30, dividido em 3 setores: flora, fauna e ações do homem – compondo alas seguidas por servidores do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, e funcionários do Departamento de Assistência Social.

continua após publicidade

O Desfile Alegórico Ambiental será iniciado pela Banda Marcial Municipal, sob direção do maestro Josuel Roberto, seguido pela Escola de Capoeira Zoeira Nagô, que desenvolve o programa Capoeira no Caminho Certo – a arte que educa, coordenado pelo contramestre Izaltino Neto em parceria com o Departamento de Cultura.

Na comissão de frente do Desfile Alegórico Ambiental virá a Companhia de Dança Olívia Olívia Hauptmann, que ensaiou a coreografia criada pelo bailarino do Balé Teatro Guaíra de Curitiba, Murilo Machado. O ensaio foi feito no Parque Ambiental Jardim Botânico, neste sábado, dia 4 de setembro, com a supervisão da bailarina Sarana Hauptmann Ribeiro.

continua após publicidade

“Criei a coreografia especialmente para o Desfile Alegórico Ambiental, mostrando o lado animalesco do ser humano e as ações de destruição do meio ambiente. Mas a mensagem principal é que o planeta tem salvação se o homem for conscientizado para a importância da preservação ambiental”, detalhou Murilo Machado, que permitiu 30 segundos de imagens em vídeo para que a população de Ivaiporã veja um pouco da coreografia que será apresentada na Avenida Paraná.

Sarana Hauptmann Ribeiro explicou que as bailarina são alunas da Petipá Ballet - Centro de Danças Olívia Hauptmann, onde fazem ballet clássico e contemporâneo, e selecionadas para fazer parte da Companhia de Dança Olívia Hauptmann. “As alunas se apresentam em festivais, espetáculos e mostras de ballet. E a nossa expectativa é fazer uma apresentação diferenciada no Desfile Alegórico Ambiental de Ivaiporã – com a parceria do bailarino Murilo Machado”, comentou Sarana Hauptmann.

O Desfile Alegórico Ambiental faz parte do projeto Fragmentos da Mata Atlântica em Ivaiporã: um elo social e ambiental, que é desenvolvido pelos Departamentos de Meio Ambiente e de Assistência Social.

continua após publicidade

O projeto inclui palestras de educação ambiental dadas pela diretora Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, e oficinas com as crianças e adolescentes atendidos pelos Projetos Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, coordenadas pelo diretor artístico Dionata Rodrigues. Nos projetos sociais são confeccionadas as fantasias e adereços a partir de materiais recicláveis, arrecadados com apoio da população.

“Os Departamentos de Meio Ambiente e de Assistência Social têm espaço para transformar questões ambientais em arte conscientizando crianças e adolescentes sobre preservação ambiental e a importância da reciclagem”, opinou Dionata Rodrigues

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News