MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

PR apresenta processo de compra de medicamentos por consórcio no Cosud

Este processo traz economia de escala, uma vez que facilita a compra e reduz o preço do custo destes insumos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2024, 13:10:54 Editado em 01.03.2024, 13:10:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta sexta-feira (1º) as experiências do processo de compra de medicamentos pelo Consórcio Paraná Saúde durante o 10° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O consórcio foi constituído em 1999 e reúne 398 municípios do Estado, com exceção de Curitiba, e adquire, em conjunto, medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica para distribuição aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

continua após publicidade

Na prática, este processo traz economia de escala, uma vez que facilita a compra e reduz o preço do custo destes insumos, diferentemente do que aconteceria se cada município adquirisse individualmente cada um dos quase 170 medicamentos adquiridos atualmente.

- LEIA MAIS: Ações do Paraná de proteção às escolas são tema de grupo no Cosud

continua após publicidade

“Cada vez mais se torna necessário pensar grande no que se refere à compra de medicamentos. Nós temos o Consórcio Paraná Saúde, que é um exemplo já há mais de 24 anos de uma compra centralizada para os municípios. Esse exemplo vem dando certo” disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a ideia da apresentação é unir os estados do Sul e Sudeste para compras maiores e com custo mais reduzidos. “Estamos imbuídos de juntar sete estados para conseguir comprar medicamentos num preço melhor do que cada um está comprando isoladamente”, complementou. “A chegada de medicamentos biológicos, como insulina, tem elevado o investimento dos estados com medicamentos e essa junção de esforços de várias secretarias pode ter um resultado muito bom”.

SUS DIGITAL

Durante a reunião também foi assinado um protocolo de intenções para formalizar a colaboração entre estados para potencializar a transformação digital do SUS. A iniciativa busca inserir inteligência artificial homologada em serviços de saúde, visando mais agilidade e comodidade para os usuários.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

COSUD

O Cosud foi criado em 2019 com objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados do Sul e do Sudeste em diversos assuntos. Nos encontros do Cosud, são realizadas discussões temáticas divididas em 21 Grupos Técnicos (GTs), entre eles a saúde.

PRESENÇAS

Participaram da apresentação o diretor-geral da Sesa, César Neves, os secretários da Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte Neto; Santa Catarina, Carmen Zanotto; Rio de Janeiro, Claudia Mello; Paraná, Beto Preto; Minas Gerais, Fábio Baccheretti (que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde); e Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR apresenta processo de compra de medicamentos por consórcio no Cosud"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!