MAIS LIDAS
VER TODOS

SUSTENTABILIDADE

Maior recicladora de garrafas pet do PR inaugura fábrica na Índia

O conceito é o mesmo da unidade recém-inaugurada da Packem em Curitiba, que tem capacidade para ser a maior recicladora de garrafas pet do Paraná

Da Redação

·
Inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem
Icone Camera Foto por Jonathan Campos/Secom
Inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.04.2024, 10:09:33 Editado em 16.04.2024, 10:09:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (16), em Ahmedabad, na Índia, da inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem. A expansão da companhia, que conta com uma planta recém-inaugurada em Curitiba, reforça o intercâmbio tecnológico entre o Paraná e o país asiático. Confira vídeo abaixo.

continua após publicidade

A nova fábrica indiana da empresa é fruto de uma parceria da Packem com a companhia local Umasree Textplast. Com isso, a planta vai introduzir no mercado da Índia a tecnologia de reciclagem de big bags 100% recicladas de ponta a ponta. As big bags são grandes embalagens flexíveis usadas para transporte ou armazenamento de produtos em pó, a granel ou líquidos, como fertilizantes, alimentos, minérios ou sementes.

- LEIA MAIS: Em 15 dias, mais de 1,4 mil Carteirinhas do Autista foram emitidas

continua após publicidade

“É um grande orgulho vir para a Índia trazer esta tecnologia que é uma referência mundial no cuidado com o meio ambiente e que já vem sendo aplicada no Paraná. Este tipo de investimento é importante para a troca de tecnologia entre os dois países e também para compartilhar experiências sustentáveis que possam ajudar o planeta como um todo. Há anos o Paraná vem sendo reconhecido como o estado líder em inovação e sustentabilidade no Brasil e é uma honra compartilhar este modelo”, afirmou Ratinho Junior.

A planta deve gerar 700 empregos diretos na unidade de Ahmedabad e outros 5 mil indiretos. A fábrica vai usar como matéria prima materiais recicláveis de garrafas pet e de big bags usadas para produzir novas big bags.

ECONOMIA CIRCULAR

continua após publicidade

O conceito é o mesmo da unidade recém-inaugurada da Packem em Curitiba, que tem capacidade para ser a maior recicladora de garrafas pet do Paraná, com potencial para reciclar 1,2 bilhão de garrafas por ano. O investimento da empresa na planta paranaense em todas as suas fases de implantação é de R$ 75 milhões.

“Sabemos o grande problema que o lixo plástico representa ao planeta, por isso nos debruçamos em pesquisa para criar um material totalmente sustentável. Por isso trabalhamos com todos os elos dessa cadeia, desde a captação do material até a produção final. Hoje fazemos uma big bag reciclando 120 garrafas de plástico. Esperamos que essa iniciativa incentive outros projetos de economia circular e sustentabilidade, eliminando o plástico virgem das operações”, afirmou o CEO da Packem no Brasil, Lázaro Eduardo dos Santos Neto.

Além da propagação do modelo paranaense de sustentabilidade pelo mundo, a inauguração da empresa na Índia também tem potencial de reforçar projetos inovadores no Estado. “Quando uma empresa que tem sede no Paraná se instala fora do Brasil, ela gera dividendo para a matriz, que tendem a ser investidos novamente em pesquisa e desenvolvimento. Isso gera novos produtos, fomenta a inovação no nosso Estado e pode proporcionar ainda mais investimentos”, afirmou o diretor-presidente da Invest Paraná.

continua após publicidade

ÍNDIA

A missão paranaense na Índia, iniciada no dia 11 de abril, também teve como resultado a confirmação do investimento do grupo Tata Consultancy Services (TCS), líder global em serviços de tecnologia, na expansão da sua operação em Londrina, no Norte do Paraná. A ampliação do Delivey Center da empresa no Paraná vai criar 1,6 mil novas vagas de emprego.

Durante a viagem, o governador Ratinho Junior também apresentou os potenciais econômicos do Paraná à Confederação da Indústria Indiana (CII), que representa 300 mil entidades empresariais, e assinou um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) para trazer tecnologia de computadores de alto desempenho para acelerar pesquisas científicas nas universidades estaduais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Maior recicladora de garrafas pet do PR inaugura fábrica na Índia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!