MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, após sessão volátil em dia de BCE

Os mercados acionários europeus tiveram sessão volátil, com investidores avaliando as decisões do Banco Central Europeu (BCE), que manteve a política monetária. Nos Estados Unidos, foi monitorado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês)

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2021, 13:30:00 Editado em 10.06.2021, 18:32:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários europeus tiveram sessão volátil, com investidores avaliando as decisões do Banco Central Europeu (BCE), que manteve a política monetária. Nos Estados Unidos, foi monitorado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de maio, que superou as expectativas e reforçou o debate sobre a trajetória da inflação pelo mundo e seus possíveis impactos na política monetária.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,03%, em 454,56 pontos.

As bolsas da Europa não tinham sinal único desde a manhã, à espera das novidades do dia. O BCE, como previsto, manteve a política monetária. O banco central ainda divulgou projeções atualizadas, esperando ganho de força da economia da zona do euro no segundo semestre, embora a pandemia da covid-19 siga como risco importante. O BCE elevou projeções para o PIB da zona do euro neste ano e no próximo, esperando agora 4,6% e 4,7%, respectivamente (de 4% e 4,1% em março).

continua após publicidade

Durante entrevista coletiva, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que fatores temporários explicam a alta da inflação na região da moeda comum. Ele ainda expressou um "otimismo moderado" com o quadro.

Para a Pantheon, se a economia local evoluir como esperado nos próximos meses, o banco central deve realizar um corte em seu programa de Compras de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2022.

As bolsas europeias chegaram a ganhar fôlego durante a coletiva de Lagarde, mas o quadro misto prevaleceu. Mais para o fim do dia, a maioria dos índices ficou em território negativo, embora perto da estabilidade em alguns casos.

continua após publicidade

A Bolsa de Frankfurt fechou em baixa de 0,06%, em 15.571,22 pontos.

Ja fora da zona do euro, a Bolsa de Londres foi na contramão da maioria, com o índice FTSE 100 em alta de 0,10%, em 7.088,18 pontos.

Em Paris, o índice CAC 40 recuou 0,26%, a 6.546,49 pontos.

continua após publicidade

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB caiu 0,40%, a 25.638,19 pontos.

O índice IBEX 35, da Bolsa da Madri, teve baixa de 0,24%, a 9.133,80 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI 20 caiu 0,17%, a 5.104,84 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, após sessão volátil em dia de BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!