MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Appy: Estamos trazendo o desenho do Mover para dentro do imposto seletivo

O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, disse nesta sexta-feira, 26, que a ideia de incluir os automóveis na lista de produtos que pagarão o imposto seletivo incorpora ao novo arcabouço o desenho do regime automotivo conhecido com

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 26.04.2024, 18:36:00 Editado em 26.04.2024, 18:44:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, disse nesta sexta-feira, 26, que a ideia de incluir os automóveis na lista de produtos que pagarão o imposto seletivo incorpora ao novo arcabouço o desenho do regime automotivo conhecido como Mover.

continua após publicidade

O programa lançado pelo governo, no fim do ano passado, para a indústria automotiva prevê variações de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a depender de critérios como emissões e reciclabilidade das peças dos veículos. O IPI será, no entanto, extinto com a transição ao novo modelo tributário.

Dessa forma, o imposto seletivo, criado para compensar o fim do IPI, baseia-se também em critérios de sustentabilidade, incorporando o objetivo de "premiar" carros menos poluentes dentro da nova legislação.

continua após publicidade

Hoje, ao participar de um evento na FGV Direito, Appy observou que a intenção é diferenciar o imposto seletivo cobrado dos automóveis com baixa pegada de carbono. "Sou a favor da renovação da frota se o veiculo emitir menos ... Estamos trazendo o desenho do Mover para dentro imposto seletivo", declarou o secretário do ministério da Fazenda.

Pela proposta levada ao Congresso, as alíquotas do imposto seletivo vão variar de acordo com a eficiência energética, a reciclabilidade dos componentes e a pegada de carbono dos automóveis. Ou seja, carros mais "limpos" vão pagar menos.

A alíquota pode ser zerada se os automóveis forem considerados sustentáveis, enquadrando-se em índices de emissões, reciclabilidade e realização de etapas fabris no Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Appy: Estamos trazendo o desenho do Mover para dentro do imposto seletivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!