Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
PANDEMIA

Presidente quer desobrigar uso de máscaras em vacinados

O Presidente ainda teceu críticas a governadores por conta de medidas restritivas durante a pandemia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Presidente quer desobrigar uso de máscaras em vacinados
Autor Foto por Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (10) que se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para pedir um parecer que desobriga o uso de máscara para quem já recebeu a imunização contra a covid-19 ou para quem já foi infectado pelo vírus.

Declaração ocorreu durante evento do Turismo no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo falava sobre as viagens que tem feito nacionalmente e ironizou reportagens que noticiam que ele visita os lugares sem o uso do equipamento de proteção.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Conheci Marajó com a Damares (ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), com o povo que está lá, dócil, humilde, pobre, como estive em toda a Bahia, nas minhas paradas inopinadas, tão criticadas pela mídia. 'Parou sem máscara, por que parou?' Por coincidência, olha a matéria para a imprensa amanhã. Vou dar uma matéria para vocês aí: acabei de conversar com um tal de Queiroga. Não sei se vocês sabem quem é. Nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar esse símbolo (mostra máscara), que, obviamente, tem a sua utilidade para quem está infectado", apontou.

Bolsonaro, no entanto, não citou datas. E Queiroga ainda não se pronunciou sobre o assunto. A medida do uso de máscaras não foi decidida pelo governo federal, mas, sim, por estados, municípios e Distrito Federal.

O Presidente ainda teceu críticas a governadores por conta de medidas restritivas durante a pandemia. "Se bem que, para nós, no nosso protocolo, para quem estava infectado, esse, sim, "fique em casa", não aquele "fique em casa" para todo mundo. A quarentena é para quem esta infectado, não é para todo mundo porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão. De fome, de depressão", concluiu.

publicidade

Cautela

Em maio, após países como os EUA terem autorizado a dispensa do uso de máscaras por vacinados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela aos chefes do Executivo ressaltando que a desobrigação do equipamento pode ocorrer quando não há mais transmissão comunitária da doença e que não depende unicamente da imunização contra o vírus. Para alterar a medida, o país deve considerar as variáveis, cobertura de saúde e incidência local.

"A circulação do vírus é a questão-chave e, por isso, as pessoas podem prescindir da máscara nesses locais", afirmou a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria van Kerkhove. "A pandemia não terminou, há muita incerteza com as novas variantes, e precisamos manter os cuidados básicos para salvar vidas", disse ela.

publicidade

Com informações, Correio Braziliense

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline