MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Brasil pode ser gigantesco fornecedor de energia e energia limpa, diz Leite

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse nesta quinta-feira, 26, que o decreto de criação do mercado regulado de carbono no País, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), reforça o potencial que o País tem de ser um "gigant

Cícero Cotrim e Guilherme Bianchini (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Guilherme Bianchini (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2022, 11:04:00 Editado em 26.05.2022, 11:10:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse nesta quinta-feira, 26, que o decreto de criação do mercado regulado de carbono no País, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), reforça o potencial que o País tem de ser um "gigantesco fornecedor de energia limpa."

continua após publicidade

"Nós temos uma oportunidade única, de ser um País que irá contribuir com a descarbonização e a redução de emissões globais", disse o ministro, que participa na manhã desta quinta da 16ª edição do Prêmio Broadcast Projeções e da 26ª edição do Prêmio Broadcast Analistas, organizados pela Agência Estado, de 2022.

De acordo com Leite, o decreto traz benefícios para todos os setores, já que o Brasil tem características naturais e econômicas de geração de crédito a um custo menor do que o de outros países. O ministro citou o potencial de geração de crédito na Amazônia, com reflorestamento e com açúcar e álcool.

continua após publicidade

"Vários outros setores também podem se beneficiar, como o inovador crédito de metano. Nenhum outro país do mundo trouxe um crédito específico para metano como nós trouxemos, para tratar o lixo orgânico, tanto no campo quanto na cidade", afirmou. "Temos um potencial de 120 milhões de metros cúbicos por dia, isso equivale a quatro gasodutos Brasil-Bolívia."

Segundo Leite, o País tem potencial de substituir até 30% do uso do diesel, especialmente na agricultura, com o uso do biometano. O ministro também reforçou que, após o decreto, usinas de açúcar e álcool já anunciaram investimentos em torno de R$ 60 bilhões.

De acordo com Leite, estudos do Banco Mundial também mostram que o Brasil tem a possibilidade de instalar "50 Itaipus" no mar, com potencial de geração de até 700 gigawatts de energia limpa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil pode ser gigantesco fornecedor de energia e energia limpa, diz Leite"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!