Apucarana

Recolhimento de embalagens de agrodefensivos é promovido

Ação ambiental acontece na próxima terça-feira, em Apucarana

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Recolhimento de embalagens de agrodefensivos é promovido

Agricultores que fizeram uso de agrodefensivos em suas lavouras nos últimos meses devem comparecer nesta terça-feira (09/11), das 9 às 14h30, no aterro sanitário de Apucarana, para promover a destinação das embalagens. A ação ambiental, dentro da chamada logística reversa, é realizada pela Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos (Anpara), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

continua após publicidade

O secretário municipal da pasta, Gentil Pereira, explica que o recolhimento acontece duas vezes ao ano, geralmente em julho e novembro. “Os produtores rurais já estão familiarizados com todo este processo, que é de extrema importância para a preservação do meio ambiente. Contamos novamente com a participação de todos”, revela o secretário. Ele salienta que as embalagens devem ser entregues limpas, com a tríplice lavagem exigida em lei.

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), o Paraná é o segundo estado brasileiro que mais colabora com a logística reversa de embalagens de agrotóxicos. No Brasil, de cada 100 embalagens vazias de agrotóxicos, 94 são recicladas e seis incineradas.

continua após publicidade

“Juntamente com a indústria de pneus, a de agrotóxicos foi uma das primeiras a estabelecer a logística reversa. Em Apucarana esta questão já está bem resolvida, com os produtores realizando há vários anos o correto manejo e descarte das embalagens”, confirma Sérgio Bobig, superintendente de Meio Ambiente da prefeitura.

Ele conta que no passado, sem a conscientização que existe atualmente, era comum a queima ao ar livre ou incineração inadequada das embalagens, ou mesmo lançamento na própria propriedade. “Isso gerava um problema ambiental muito sério, poluindo solo e também rios”, recorda Bobig.

Serviço – Mais informações sobre a ação de recolhimento das embalagens de agrodefensivos que vai acontecer na terça-feira, em Apucarana, podem ser obtidas na segunda-feira, das 8 às 18 horas, pelo telefone 3423-0142.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News