artigo

Celebrar: o principio do progresso

Existe um estudo, chamado “O principio do progresso” em que duas pesquisadoras mostram como comemorar vitorias melhora o desempenho profissional e a vida de quem participa

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Celebrar: o principio do progresso
fonte: Pixabay\ ilustração

Já estava com um artigo pronto, com um tema totalmente diferente desse. Mas, resolvi adiar o outro, para tocar em um assunto: precisamos falar sobre celebração.

continua após publicidade

Em tempos de mídias sociais, onde aceitamos nos conectar com o outro, vivemos em comunidades virtuais, paradoxalmente, perdemos a empatia. A prova disso, é uma imagem/texto viral que basicamente dizia que não devemos comemorar nossas vitorias em grupo, não devemos expor nossas vitórias, mas abrir um vinho ou cerveja e celebrar na surdina. Vi em muito perfil de gestor e de colaboradores, reforçando que o mito de não celebrar as vitorias ultrapasse o pessoal e vem para o profissional.

Muito me espanta que isso viralize. Ora, se estamos vivendo em comunidade e estamos criando conexões, porque temos medo de celebrar? Porque a celebração de uma vitória precisa ser feita isolada? Porque gestores tem medo de reconhecer as vitórias da equipe? 

continua após publicidade

Qualquer vitória, por menor que seja, deve ser comemorada. Nossa vida é passageira, assim como esses momentos. Celebrar junto com o outro, gera uma verdadeira conexão, real e não virtual.

Existe um estudo, chamado “O principio do progresso” em que duas pesquisadoras mostram como comemorar vitorias melhora o desempenho profissional e a vida de quem participa. Para o estudo ficar pronto, elas acompanharam 238 pessoas em 7 empresas diferentes, resumidamente elas descobriram que pessoas que conseguem avançar, mesmo que em pequenos passos, em projetos pessoais e profissionais, e celebram esses pequenos passos com os envolvidos, se tornam mais criativas, produtivas e engajadas.

Se você é gestor, estimule a comemoração em sua empresa. Não comemore as suas vitórias sozinho e celebre com a equipe os avanços deles, ainda que pequenos. Quando digo celebrar, não precisa fazer um churrasco toda vez que atingir uma meta, mas crie um ritual próprio, que seja apenas reconhecer o momento com palavras. 

continua após publicidade

Precisamos deixar claro que nossa vitórias nunca foram atingidas de maneira solitária, existe toda uma base de suporte por trás. Além de que querer comemorar sozinho reforça uma desconexão com o outro e consequentemente, acabamos perdendo nossa empatia, deixamos de querer observar e comemorar a vitória do outro. 

Quando concluir um curso que tenha participado, comemore com sua família e amigos. Brinde, tome um sorvete, celebre. É importante lembrarmos de nossas vitórias. Para cada situação adversa pela qual passamos, existem várias outras bênçãos em nossas vidas. Temos que mudar o foco. Comemorar nossas pequenas conquistas irá deixar a marca que merecemos. Nós somos vitoriosos e outros merecem participar, só precisamos lembrar disso.

Se for celebrar, me conte ou me convide (haha) pelo instagram @eliezershigueo ou no LinkedIn linkedin.com/in/eliezershigueo. E não esqueça de compartilhar esse texto!

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News